Mouriscas Perto de 700 mourisquenses querem edifício da antiga Escola Primária reabilitado
Os membros eleitos pelo CDU na Assembleia de Freguesia de Mouriscas entregaram neste órgão autárquico uma Petição Pública no dia 22 de setembro. A Petição foi assinada on-line por 275 subscritores, e em abaixo assinado que circulou pela freguesia de Mouriscas por mais 424 subscritores, perfazendo as duas situações 698 assinaturas.
Em causa está a recuperação e reabilitação da antiga Escola Primária de Mouriscas, “antes que a mesma nos caia em cima da cabeça”, afirmam. “É público e notório que, no momento presente, existem graves riscos para as pessoas e bens que circulam pela EN3 e ainda para as construções adjacentes à referida escola. A degradação do edifício está em ritmo acelerado, havendo já partes da cobertura que ruíram, tendo-se registado a queda de telhas sobre edificações vizinhas”, alertam no documento.
Na mesma sessão da Assembleia de Freguesia, os membros da CDU também entregaram um documento intitulado "Reabilitação da Antiga Escola Primária", o qual incorpora uma proposta de projeto para análise e futura discussão “com outros intervenientes que queiram aderir a esta causa”.
Na proposta, assinada pelos representantes eleitos pela CDU, António Louro e Helena Lopes Gil, pode ler-se que “a antiga Escola Primária de Mouriscas, pelo estado em que se encontra e pela importância que tem para a freguesia de Mouriscas e para o concelho de Abrantes, é um assunto urgente que tem de ser tratado tanto na reunião da Assembleia de Freguesia, como na reunião da Assembleia Municipal e na reunião da Câmara Municipal de Abrantes”.
Lembram ainda que, segundo um estudo realizado pela ADIMO (Associação De Desenvolvimento Integrado De Mouriscas) em 2004, “existem duas atividades económicas promotoras de desenvolvimento e investimento em Mouriscas: o turismo e a agricultura”. Assim sendo, consideram os eleitos comunistas que “o rico património que Mouriscas possui, se for valorizado, é uma mais valia para atrair novos investimentos ao nível do turismo, bem como turistas”. Para que isso aconteça, “defendem e exigem” a recuperação do edifício da antiga Escola Primária, “criando-se ali um espaço dedicado à cultura, à divulgação das atividades económicas e do património existente em Mouriscas”.
Para já, o que pretendem os eleitos da CDU, “é encontrar uma solução para aquele edifício, solução essa que sirva os interesses da freguesia e do concelho e que possa ser suportada por fundos do Plano de Recuperação e Resiliência”.
De referir ainda que a Petição Pública foi lançada em inícios de 2017, há mais de seis anos, “e desde então a deterioração do edifício está a seguir em ritmo acelerado, conforme se pode observar do exterior com várias zonas da cobertura já a apresentar aberturas, sendo evidente o colapso registado”.
A Petição Pública segue agora para os destinatários, nomeadamente, Assembleia Municipal de Abrantes, Câmara Municipal de Abrantes, deputados dos diversos partidos políticos eleitos pelo círculo de Santarém e ADIMO, responsável pelo edifício desde 2012, aquando da aprovação da doação do direito de superfície pela Câmara de Abrantes.
Pode ler a Proposta da CDU para a recuperação do edifício AQUI.