Pesquisar notícia
sexta,
26 abr 2024
PUB
Mação

Passadiços inaugurados amanhã, Feira Mostra já tem data

24/02/2022 às 17:52
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Por ocasião da apresentação do Festival da lampreia que vai ter lugar no concelho de Mação de 1 de Março a 13 de abril, o presidente da Câmara Vasco Estrela anunciou que os Passadiços de Ortiga irão ser inaugurados esta sexta-feira, 25 de fevereiro.

Um motivo de interesse acrescido no concelho e devolver o rio à comunidade são os objetivos da Câmara de Mação.

“Quando me candidatei pela primeira vez à Câmara, referi que o nosso concelho vivia de costas viradas para o rio e não valorizávamos de forma conveniente esta mais valia que o concelho de Mação tem de 14 quilómetros de margens do rio Tejo”, começou por afirmar Vasco Estrela, adiantando que, “nesse sentido, sempre foi um objetivo podermos ter uma relação de maior proximidade com o rio. A Rota das Pesqueiras e Lagoas inserem-se nessa tentação de poder ir junto ao rio e esse objetivo foi cumprido”.

Para o autarca, “vamos devolver o rio às pessoas e, mais do que isso, vamos proporcionar que muitas pessoas, do concelho e da região, possam perceber como era a vivência no rio através da possibilidade de ir junto das pesqueiras e perceber um bocadinho como funcionava a pesca naquela zona do nosso concelho”.

Com a inauguração, este sábado, dia 26, do Trilho Panorâmico do Tejo que vai ligar Vila Nova da Barquinha e Constância, Vasco Estrela esclareceu que “o objetivo que isso no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo é fazer uma Grande Rota no Tejo que possa possibilitar ir de Mação à Barquinha junto ao rio Tejo. Evidentemente, com os devidos constrangimentos que existem”.

Quanto à ligação à Barca da Amieira, no concelho de Nisa, Vasco Estrela afirmou que “um dos projetos que a Câmara de Mação tem é o de fazer a reabilitação de toda a zona da Barca da Amieira” no lado da freguesia de S. José das Matas. No futuro “poderá fazer-se uma ligação, que já existe, entre os dois percursos para criar aqui este chamariz em toda a região, tendo como elemento central e fundamental o rio Tejo”.

Quanto à antiga barca que está do lado de S. José das Matas, poderá vir a ser recuperada e musealizada “com uma explicação do que era aquela barca, da importância que ela teve para o desenvolvimento económico e social do nosso concelho, da ligação das pessoas do nosso concelho para o norte alentejano... Há ali toda uma história que é importante ser preservada e que é nossa intenção fazê-lo durante este mandato”.

 

Feira Mostra já tem data marcada

Ainda na conferência de imprensa, o presidente Vasco Estrela deu conta que a Câmara está a tentar retomar todos os eventos, entre eles a Feira Mostra e os festejos de verão nas aldeias do concelho.

Já aconteceu uma reunião de preparação da Feira Mostra, que irá realizar-se de 29 de junho a 3 de julho, “salvo algum imprevisto ou qualquer situação que surja”. Sendo que os artistas estão contratados há dois anos, antes do início da pandemia, está portanto “tudo devidamente acautelado”.

Para além da Feira Mostra, a Câmara vai inaugurar o Cineteatro Municipal no dia 25 de abril, “o que também vai permitir que haja uma maior dinâmica cultural”.

A nível desportivo, “o MAC TT vai realizar a prova de Trial, o Clube Automóvel de Mação vai organizar duas provas de Rally Cross e há um conjunto de ideias que possam vir ainda a surgir”.

No caso das festas de verão, “o que eu gostaria que acontecesse é que as festas se realizassem, ainda que com alguns constrangimentos, como pode vir a acontecer também com a Feira Mostra”, disse Vasco Estrela que adiantou que o que irá ser feito, “eventualmente, será reduzir em parte o número de stands”. Neste caso, não são só as razões de segurança mas o facto de estar em andamento a requalificação das Piscinas Municipais descobertas, que são junto ao local onde a Feira Mostra se realiza, “apesar de termos esperança que naquela data já estejam as obras concluídas”.

“para além, disso, é também intenção do Município de “reabilitar todo o piso inferior do Museu, para o qual já lançámos um procedimento e cujo concurso ficou deserto, mas temos a expetativa de conseguir realizar essas obras e poderão coincidir com a Feira”.

De relembrar que o concerto com Xutos & Pontapés foi anunciado para a Feira Mostra e é um dos que tem vindo a ser adiado devido à pandemia.