Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Abrantes

Parceiros renovam protocolo para aplicação de selantes de fissura e tratamento dentário

5/11/2023 às 12:35
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

De acordo com a informação presente ao Executivo, na reunião de 31 de outubro, a Câmara Municipal de Abrantes, o Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo/Unidade de Saúde Pública e Agrupamentos de Escolas nº 1 e nº 2 de Abrantes renovaram o protocolo de parceria do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral.

Desde o ano letivo 2008/2009, que o ACES – Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo, através do Centro de Saúde de Abrantes, em parceria com o Município e os dois agrupamentos de escolas, assegura o acesso do PNPSO a todos os alunos das escolas do Ensino Básico do concelho, através de protocolo para aplicação de selantes de fissura e tratamento dentário, no âmbito da saúde oral escolar. Um programa preventivo que tem a finalidade específica de contribuir para reduzir os níveis de cárie dentária na dentição permanente das crianças e jovens em idade escolar.

“Um vasto e diversificado conjunto de atividades que tem contribuído para a melhoria da situação da saúde oral das crianças e jovens do concelho de Abrantes”.

Com vontade expressa das partes envolvidas, o protocolo tem vindo a ser renovado ao longo dos anos, sempre com resultados positivos. No âmbito do protocolo, compete à Câmara Municipal de Abrantes assegurar o transporte das crianças, sendo que em alguns casos, o mesmo é realizado pelas juntas de freguesia, através de contratos interadministrativos, na vertente dos transportes escolares.

No ano letivo 2022/2023, teve como resultado o transporte de 140 alunos das escolas EB1 à consulta com a Higienista Oral, das 154 referenciadas, o que correspondeu a uma taxa de adesão de 91% de adesão ao programa (transporte pela autarquia).

O Gabinete de Saúde Oral da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Abrantes funciona no Pólo de Saúde de Alferrarede.