Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Sardoal/Vila de Rei

Municípios promovem Programa de Voluntariado para a Floresta

4/07/2022 às 12:50
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Em Sardoal

O Município de Sardoal encontra-se a promover Projetos de Voluntariado no âmbito do Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

Desta forma, sob o lema “Por Um Sardoal Verde” decorrerão neste concelho, entre 4 de julho e 27 de setembro, três projetos: “Agir e Executar”, “Sensibilizar e Agir” e “Prevenir e Vigiar”.

Este Programa visa incentivar jovens voluntários a proteger a natureza e a floresta, através da sensibilização das populações, bem como da prevenção contra incêndios florestais e outras catástrofes ambientais.

As atividades a desenvolver destinam-se a jovens entre os 14 e os 30 anos e têm a duração de cinco horas diárias.

As inscrições podem ser efetuadas no Portal https://programasjuventude.ipdj.gov.pt/ e mais informações podem ser adquiridas junto do Gabinete Técnico Florestal de Sardoal (241 850 050), do Setor de Desporto deste Município (961 079 996) ou do Ponto JA.

 

Em Vila de Rei

O Município de Vila de Rei, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude, encontra-se a promover no concelho o programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, destinado a jovens entre os 14 e os 30 anos.

O Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Floresta, engloba dois projetos diferentes, denominados “Juntos pela Floresta Vilarregense” e “Juntos pelo Ambiente Vilarregense”.

Estas ações visam incentivar os jovens voluntários para a proteção da natureza/vigilância florestal e limpeza e manutenção de parques de lazer.

Os projetos têm as seguintes características: a participação de cada voluntário (com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, inclusive) tem uma duração máxima de 15 dias; as atividades diárias, nos projetos, não podem ultrapassar as 5 horas (entre as 8 e as 21 horas, que decorre durante a semana); Bolsa de participação de 12 euros/dia/voluntário.

O prazo de inscrição decorre até cinco dias antes da data de início de cada projeto que terão como datas: 1.º Período: 11 a 29 de julho; 2.º Período: 1 a 22 de agosto.

Para mais informações e inscrição nos projetos poderá dirigir-se ao Gabinete de Inserção Profissional do Município de Vila de Rei (GIP) ou aceder ao portal https://bdu.ipdj.gov.pt/register.