Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
VN Barquinha

Município promove recolha documental de memórias do 25 de Abril

28/02/2024 às 10:41
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

No ano em que se assinala o 50.º aniversário da revolução do 25 de Abril de 1974, o Município de Vila Nova da Barquinha está a promover uma iniciativa de recolha documental com o objetivo de preservar esta memória histórica. A ação visa não apenas recordar os eventos que conduziram à Revolução dos Cravos, mas também documentar as experiências pessoais e as vivências locais relacionadas com esse período transformador da história de Portugal.

Através da recolha de testemunhos, fotografias, cartazes, publicações, documentos e outros materiais, a Câmara Municipal pretende compilar um arquivo abrangente e significativo, “que não só sirva como um tributo à coragem e determinação daqueles que lutaram pela liberdade, mas também como um recurso educativo valioso para as gerações futuras. Um retrato da sociedade barquinhense na época da conquista da liberdade e da democracia”.

Esta iniciativa de recolha documental é um convite aberto a todos os cidadãos que tenham memórias, histórias ou materiais relacionados com o 25 de Abril, incentivando-os a partilhar os seus contributos e a contribuir para a preservação deste legado histórico tão importante para a identidade nacional.

O fruto da recolha irá integrar uma exposição sobre o tema, a realizar em abril, em Vila Nova da Barquinha. O Município pede assim a colaboração de todos para que “ajudem a enriquecer esta iniciativa”, que tem como objetivo “preservar e celebrar as memórias do 25 de Abril, garantindo que as lições do passado nunca sejam esquecidas e que a chama da liberdade continue a iluminar o nosso caminho para o futuro”.

Para participar ou para mais informações, os interessados podem contactar o telefone 249720358 ou email cultura@cm-vnbarquinha.pt.