Pesquisar notícia
terça,
03 dez 2024
PUB

Vila de Rei Município na vanguarda das empreitadas financiadas pelo PRR (C/ Áudio)

8/08/2024 às 16:50
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Vila de Rei é o Município da região com as obras do PRR, das diversas empreitadas, mais adiantadas. O Município fez um périplo para dar a conhecer as diversas empreitadas e a Antena Livre acompanhou essa viagem.

Entre estas obras está a Nova Creche Municipal, a Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, as infraestruturas do Vale Galego 3 onde se englobam 30 fogos de habitação acessível, cinco moradias e 6 fogos (BNAUT), e Campo de Street Basket de Vila de Rei. A reabilitação e requalificação da Escola Básica e Secundária de Vila de Rei, a repavimentação da estrada entre Lagoa e Vilar do Ruivo, a 1.ª fase da requalificação urbana de São João do Peso, a construção de uma nova Creche, a reabilitação de um edifício para habitação em São João do Peso (1.º Direito), a repavimentação da estrada entre a Portela dos Colos/Colos e o cruzamento para o Pego das Cancelas e o marco central da Estrada Nacional N.º2, fazem também parte destas empreitadas a decorrer no concelho de Vila de Rei.

 

Repavimentação da estrada entre a Portela dos Colos/Colos e o cruzamento para o Pego das Cancelas

Com valor superior a 100 mil euros, “esta é uma obra que foi financiada pelos dois municípios, Mação e Vila de Rei”, como esclareceu o presidente da Câmara de Vila de Rei, Ricardo Aires.

O projeto teve como objetivo a repavimentação da estrada entre a Portela dos Colos/Colo e o cruzamento com destino à Praia Fluvial do Pego das Cancelas.

A estrada encontrava-se em mau estado, na generalidade, pelo que necessitava de intervenção.

O traçado respeita o existente, procurando poder servir o fim a que se destina. Nesse sentido, o início dos trabalhos iniciaram-se na Portela dos Colos/Colos e terminaram no final da ponte junto ao cruzamento que vai para o Pego das Cancelas, tendo uma extensão de 1803 metros. Está previsto também a repavimentação das serventias existentes e a pavimentação das que se encontram em terra batida, incluindo a colocação de manilhas de diâmetro de 300 mm, a colocar na execução dessas serventias. Com os trabalhos de pavimentação já terminados, Ricardo Aires disse aos jornalistas que “a repavimentação e reabilitação destes dois troços vem dotar estas vias de um maior conforto e segurança para os habitantes das aldeias localizadas nestes pontos e, ao mesmo tempo, vem melhorar as acessibilidades para importantes destinos turísticos de Vila de Rei, como são a Praia Fluvial do Pego das Cancelas e a Ponte dos Três Concelhos”.

 

Infraestruturas do Loteamento do Vale Galego - Zona 3

A empreitada de 301.705,20 euros de valor adjudicado, refere-se à fase 1 da zona 3 do Loteamento do Vale Galego, priorizando assim a execução das infraestruturas necessárias para as construções em curso. Os trabalhos previstos nesta empreitada incluem movimentos de terras, abastecimento de água, águas pluviais e residuais, infraestruturas elétricas e ITUR, execução de passeios, pavimentação, sinalização vertical em falta e horizontal.

 

Construção de 6 fogos (BNAUT-Vila de Rei)

Estão a ser construídos seis fogos, no valor de 528.882,19 euros localizados no lote 20, no tardoz dos edifícios já edificados também destinados a habitação coletiva. No presente lote será construído um edifício constituído por três pisos (seis fogos), sendo os pisos 0, 1 e 2 destinados a duas habitações unifamilares cada (um T2 e um T3) e o piso 3 destinado a arrumos.

A BNAUT, Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, tenciona dar resposta às pessoas que carecem de soluções de alojamento de emergência ou de transição, tendo em vista a sua inclusão social, proteção e autonomização, o combate às desigualdades e a garantia de uma adequada proteção social face a situações de risco e emergência.

 

Construção de Habitação Acessível – Vila de Rei – 12 Fogos +18 Fogos

Os prédios a construir, com um valor total de 2.592.741,94 euros, serão localizados nos lotes 15 a 19, no tardoz dos edifícios já edificados (36 fogos) também destinados a habitação coletiva. Nos presentes lotes serão construídos cinco edifícios constituídos por três pisos (30 fogos), com os pisos 0, 1 e 2 destinados a duas habitações unifamiliares cada (um T2 e um T3) e o piso 3 destinado a arrumos. O terreno em que se está implantar o projeto, estava livre de qualquer construção.

O presidente da Câmara, durante o visita, declarou que, atualmente, a nível local, tem “cerca de 28 famílias para albergar nestes fogos com habitação acessível”.

 

Habitação Acessível - Vila de Rei - 5 Fogos

A empreitada, com o valor de 631.112,82 euros, tem como objetivo a Construção de Moradias Unifamiliares localizadas no Loteamento do Vale Galego, Zona 3, com uma área de implantação de 105,40m2 cada. Os edifícios são compostos por um piso acima da cota de soleira para uso habitacional, albergando no seu programa uma habitação autónoma, com logradouro. A tipologia apresentada é característica de habitação unifamiliar.

O edifício está dotado de necessidade energética quase nula, através da instalação de sistemas técnicos, articulados com soluções construtivas que possibilitem a maximização do conforto térmico no ambiente interior e minimizando assim a necessidade de consumo energético do conjunto.

 

Campo de Street Basket de Vila de Rei

O projeto de construção do Campo de Street Basket, no valor de 32.016,24 euros, contempla a instalação de um campo de jogo, bem com uma área verde envolvente que pode ser utilizada como parque de merendas ou zona de lazer.

Esta infraestrutura vem dotar Vila de Rei de um campo único para a prática da modalidade de street basket e, ao mesmo tempo, criar uma zona de lazer no Loteamento do Vale Galego.

 

Repavimentação da estrada entre Lagoa e Vilar do Ruivo e Monte Novo

A empreitada de repavimentação da estrada entre a Lagoa e a povoação do Vilar do Ruivo e os arruamentos da povoação do Monte Novo, bem como os arruamentos de Lagoa onde foi colocado revestimento superficial. Os locais encontram-se com o revestimento superficial desagregado e em mau estado na generalidade, pelo que é necessária esta intervenção, que detém um valor adjudicado de 178.988,90 euros.

Os trabalhos iniciam-se na EN 534 no final da povoação da Lagoa Fundeira e o início da povoação do Vilar do Ruivo. Os arruamentos do Monte Novo iniciam-se na Rua da Mouteirinha e prevê-se a intervenção em todas as ruas desta povoação. Na Lagoa Cimeira com início no cruzeiro, algumas ruas também levaram esse revestimento, pelo que também estão contempladas neste projeto.

Numa primeira fase do trabalho está prevista a limpeza com vassoura mecânica de toda a área a intervencionar e colocar uma camada de regularização com espessura variável, com vista ao enchimento das depressões existentes.

O presidente refere que a estrada dá acesso à Sertã e à praia fluvial de Fernandaires.

 

1ª Fase da requalificação urbana de São João do Peso

Embora exista no município de Vila de Rei o projeto para a requalificação urbana de toda a povoação de São João do Peso, é intenção do município fazer essa intervenção por diversas fases. Foram, portanto, compilados os elementos pertencentes à 1.ª fase da requalificação urbana de São João do Peso, trabalhos esses que ocorrem entre o Largo da Igreja e a estrada Vale da Maia. Os trabalhos previstos nesta 1.ª fase incluem abastecimento de água, águas pluviais e residuais, execução de muros de suporte em dois locais, execução de passeios, repavimentação, sinalização vertical em falta e horizontal, execução de bandas cromáticas.

No que respeita à pintura do eixo da via, está previsto a sua pintura, desde o Largo da Igreja até ao cruzamento da EN 244. Esta requalificação tem um valor adjudicado de 285.424,56 euros.

 

Reabilitação de edifício de habitação em São João do Peso (Programa 1.º Direito)

Esta empreitada diz respeito à reabilitação de um edifício de habitação em São João do Peso, com valor adjudicado de 147 163,00 euros. Este edifício tendo funcionado inicialmente como escola primária, foi posteriormente adaptado de modo a criar duas habitações. Essas adaptações foram feitas há mais de 20 anos, pelo que, o edifício necessita de obras de base, de modo a dotar o mesmo com as condições de habitabilidade necessárias tendo em conta a sua finalidade, isto é, dotar o concelho da capacidade para assegurar uma resposta social.

Com esta empreitada, pretende-se reabilitar o edifício, colocando isolamento adequado, vãos com vidros duplos e outras características com vista a manter as condições térmicas e de isolamento adequadas, indo ao encontro das atuais exigências e das normas em vigor.

 

Construção de Creche

A empreitada refere-se à construção de uma creche municipal, no valor de 816. 182,79 euros, tendo em vista a continuidade da prestação de serviços de apoio social, pretendendo-se que esta construção constitua uma mais valia nos serviços sociais do concelho de Vila De Rei. O edifício está implantado numa parcela localizada numa zona de equipamento da Câmara Municipal de Vila De Rei,ao lado do Jardim de Infância, ficando ambos os edifícios ligados entre si.

No projeto elaborado para esta infraestrutura de apoio, houve especial cuidado em analisar/trabalhar a área disponível para construção, com os requisitos impostos e a criação das salas em função das necessidades, fazendo a separação entre áreas de serviço e de atividades, de modo a que o seu funcionamento diário, como seja confeção de alimentos, lavagem de roupa, limpeza e desinfeção, não interfira com as atividades lúdicas dos utentes e com os tempos de descanso, tão necessários nas idades em causa. A acessibilidade/mobilidade diferenciada está também garantida. Esta creche conta com dois berçários e duas salas parque, duas salas de atividades com capacidade para 17 crianças até aos 24 meses e uma sala de atividades para 18 crianças até aos 36 meses.

O presidente da Câmara indicou que a Creche vai ter “cerca de 52 meninos dos quatro meses aos três anos, depois saltam dos três anos até aos cinco e meio, seis anos para o jardim de infância”, e concluiu indicando que o “jardim de infância está lotado” devido ao facto de ser “o único no nosso concelho”.

 

Reabilitação e Requalificação da Escola Básica e Secundária de Vila de Rei

Construir infraestruturas de apoio na Escola Básica e Secundária com vista a equipar a escola com todas as valências consideradas necessárias, de modo a dotar o local com melhores condições “para professores, alunos e não docentes”, é o objetivo desta empreitada, como disse o presidente da Câmara durante a visita. O Município de Vila de Rei pretende fazer a substituição dos vãos dos edifícios da Escola Básica e Secundária de Vila de Rei e do antigo Pavilhão Desportivo, por outros que apresentem um comportamento mais eficiente, com vista à redução do consumo de energia em cerca de 30% no mínimo.

Será também efetuado o revestimento das paredes exteriores do edifício da Escola Básica e Secundária de Vila de Rei, bem como do antigo pavilhão desportivo, através de um sistema de aplicação de duas camadas de cortiça projetada, garantindo assim um melhor isolamento térmico e acústico e garantindo também uma melhor impermeabilização das fachadas. Nos trabalhos do projeto estão também incluídos a instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo para abastecer a rede BT e de uma caldeira de aquecimento de águas, bem como a remodelação da rede estruturada (informática) do edifício.

O presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei informou que “os trabalhos de reabilitação e requalificação da Escola Básica e Secundária de Vila de Rei estão inseridos em duas das mais fortes apostas deste executivo, relacionados com a educação e com a eficiência energética” e sublinhou que o executivo está a reforçar todas as condições para que os estudantes do concelho de Vila de Rei possam desenvolver todas as suas aptidões com vista ao seu melhor desenvolvimento e sucesso escolar. O autarca destacou ainda que “com este investimento, temos todas as condições fortalecidas e estou certo de que os nossos alunos serão uns privilegiados e que o pessoal docente e não docente terá muito entusiasmo em trabalhar na nossa escola. É com estímulos como este que conseguimos também com que haja melhores resultados e que, ao mesmo tempo, se aumente a qualidade de condições de trabalho”. Este projeto tem um valor da adjudicação de 1.735.748,68 euros.

 

Marco Central da Estrada Nacional 2

A Rota da Estrada Nacional 2 é um dos principais pontos de interesse turístico do concelho de Vila de Rei e é neste que está localizado o quilómetro central da mesma. Com um valor estimado de 101.760 euros, o projeto para o marco central da Estrada Nacional 2 contempla, além do embelezamento da área envolvente, a colocação de um “Totem” com a indicação do KM 369,63, bem como um miradouro em estrutura de madeira.

O projeto contempla também um desvio para um estacionamento de viaturas e a pavimentação do mesmo, além de toda a sinalização acessória e passadeira de acesso ao miradouro.

O Município de Vila de Rei tem obras nas diversas áreas, desde o desporto, à educação e ao social detendo pela primeira vez em 20 anos “tantas obras ao mesmo tempo”, como indicou o presidente da Câmara de Vila de Rei, Ricardo Aires. O autarca destacou que quem fica a lucrar “são os nossos munícipes, os nossos vilarregenses e os nossos turistas”.

Com as diversas obras a decorrer e algumas já terminadas, o presidente destacou que o município “teve todas as obras com empreiteiros da região” e estão a avançar de forma a que não hajam “obras que fiquem desertas”.

À Antena Livre, Ricardo Aires assegurou que o “segredo está no planeamento” e que logo no início do mandato foi feito um planeamento e projetos. O autarca informou ainda que decorrerão mais obras no concelho, nomeadamente o avanço da “requalificação da creche do município antiga”, pois a nova que atualmente se encontra em obras já está “lotada”.

Todas estas obras contam com um investimento total de 7.451.809,54 euros, sendo cerca de 75% financiadas pelo PRR e Portugal 20/30.

Cristiana Farinha