Pesquisar notícia
terça,
19 mar 2024
PUB
Abrantes

Município lança campanha nacional de promoção do MIAA

7/03/2023 às 16:06
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Município de Abrantes lançou uma campanha nacional para promover o MIAA - Museu Ibérico de Arqueologia e Arte. Com o mote “Um Museu que faz história”, a campanha foi criada para dar a conhecer este “museu único e com um conceito diferenciador”. Um conceito “que descreve a natureza do museu, que afirma a sua diferença, prometendo algo inédito e que desperta a curiosidade”. O MIAA faz história, porque “é o primeiro e único museu do género em Portugal que reconstrói e conta a História da Arte através da Arqueologia, desde a pré-História à época contemporânea”.

Esta campanha de promoção está a decorrer até final de julho de 2023 e conta com duas fases distintas. A primeira está disponível em outdoors nas principais autoestradas do país, incluindo a A1 no sentido Porto-Lisboa e na A2 no sentido Algarve-Norte, assim como em mupis e outdoors no concelho de Abrantes e nas redes sociais do Município.

A partir do início de maio, será lançada a segunda fase da campanha de promoção do espaço cultural, com particular incidência na zona metropolitana de Lisboa, a realizar através de outdoors, decoração de táxis e MUPIS em várias estações de metro em Lisboa, nas plataformas digitais e na imprensa nacional e local em formato digital e físico, enquanto se renovam as imagens dos posicionamentos da primeira fase.

No início deste mês, e por ocasião da participação do MIAA na 33ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa de 2023, foram lançadas as redes sociais da Rede de Museus de Abrantes, que agregam, além do MIAA, o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, Panteão dos Almeida e o Quartel – Galeria Municipal de Arte e, brevemente, o Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida, podendo ser encontradas em www.facebook.com/museusdeabrantes e www.instagram.com/museusdeabrantes/.

O MIAA está instalado no Convento de S. Domingos, edificado no século XVI, peça central do património edificado da cidade de Abrantes, cujo projeto de requalificação, da autoria do arquiteto João Luís Carrilho da Graça, foi distinguido com o Prémio Nuno Teotónio Pereira 2022, o que torna a visita ainda mais apelativa para os amantes de arquitetura.

Este projeto inovador e premiado da Câmara Municipal de Abrantes conta com os acervos municipais de arqueologia e arte do Município de Abrantes, da Coleção Estrada, bem como da Coleção da pintora Maria Lucília Moita. As exposições permanentes, têm projeto de museologia de Luiz Oosterbeek e Fernando António Batista Pereira, concebido em estreita parceria com o Serviço de Património e Museus do Município.

Em duas salas do MIAA são exibidas, consecutivamente, exposições temporárias com obras da Coleção de Arte Contemporânea Figueiredo Ribeiro, que se encontra à guarda do Município de Abrantes. As restantes salas de exposições temporárias destinam-se a acolher exposições diversas com peças/obras relevantes.

O arco temporal coberto pelos acervos expostos no MIAA, resultantes desde a ação dos primeiros hominídeos até ao presente, permite revisitar múltiplas culturas e civilizações, através do contacto com artefactos e obras de arte da Pré-História à Época Contemporânea, o que faz deste um espaço expositivo único a nível nacional.