Abrantes Município entrega ambulância nova aos Bombeiros Voluntários (c/áudio)
O Município de Abrantes entregou este sábado (21 dezembro) uma ova ambulância de socorro à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes (AHBVA). Trata-se de uma viatura modernizada que vem aumentar a capacidade de resposta da corporação de Abrantes que regista cada vez mais ocorrências, principalmente na área da emergência médica.
Atualmente, os Bombeiros de Abrantes dispunham de 6 ambulâncias de socorro, com uma média de idade de 17 anos e um elevado número de quilómetros percorridos, tornando-se essencial a aquisição de uma nova viatura de socorro.
Esta ambulância de socorro pré-hospitalar teve um custo de cerca de 70 mil euros e foi justificada pelo presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, pelo fato de, tanto o número de ocorrências como as distâncias percorridas nas emergências pré-hospitalares, estarem a aumentar.
Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes
Na altura da aprovação desta aquisição, em reunião do executivo municipal, o autarca disse que “em média, são mensalmente realizadas cerca de 430 emergências, incluindo um número significativo para transferências emergentes para hospitais centrais”.
Este número foi depois confirmado à Antena Livre por João Furtado Pereira, o presidente da AHBVA, que ressalvou a importância de acrescentar mais esta viatura ao parque existente. O dirigente da AHBVA explicou que com a entrada desta viatura a corporação pode, em 2025, criar as condições para poder ter em permanência uma ambulância em Tramagal, por forma a poder acorrer mais rapidamente a emergências naquela localidade. É um desejo antigo, disse Furtado Pereira, que agora pode ser uma realidade com este reforço.
João Furtado Pereira, presidente AHBVA
No que diz respeito, modo geral, às condições operacionais da corporação, o presidente da Associação indicou que Abrantes tem os equipamentos necessários para fazer face ao trabalho e que, em caso de grandes ocorrências, avança sempre o dispositivo regional. Já sobre uma nova viatura que a corporação vai acolher no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo revelou ser um equipamento diferenciado, destinado à região e ao socorro em catástrofes.
No que toca a recursos humanos o presidente manifestou satisfação pelo grupo de operacionais que dispõe e ressalvou a aposta permanente em formação dos homens e mulheres que vestem a farda dos Voluntários de Abrantes.