Pesquisar notícia
segunda,
04 jul 2022
PUB
Concelhos

Município e SMA assumem compromisso de combate às alterações climáticas

18/05/2022 às 14:52
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Município de Abrantes e os seus Serviços Municipalizados formalizaram junto da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), o compromisso de assinatura da Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas.

As duas instituições associam-se a uma iniciativa que está em linha com as políticas definidas no Acordo de Paris, Pacto Ecológico Europeu, Nova Estratégia da União Europeia para as Alterações Climáticas, onde se inclui a nova Lei Europeia do Clima, entre outros instrumentos europeus, também já implementados em Portugal.

O documento visa a formalização do compromisso de implementação de medidas de adaptação e mitigação, entre as quais se destacam as relacionadas com a economia circular e a melhoria da eficiência hídrica e energética, bem como as que visam reduzir a vulnerabilidade atual e futura aos efeitos das alterações climáticas.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes e dos Serviços Municipalizados de Abrantes, considera que “a formalização deste compromisso vai de encontro à estratégia de eficiência hídrica e de combate à seca e às alterações climáticas iniciada no início do século, com a opção estratégica de realizar o abastecimento de água do concelho a partir da Albufeira de Castelo de Bode”.

Recorde-se que após a conclusão da extensão da rede de abastecimento de água à zona sul do concelho de Abrantes e a construção do novo Reservatório do Cabeço da Burra permitiram uma maior eficiência energética e hídrica da rede. Neste momento, Abrantes tem cerca de 80% da sua população com água de Castelo de Bode nas suas torneiras.

Manuel Jorge Valamatos reforçou ainda que “além dos compromissos institucionais e da melhoria da eficiência ambiental dos serviços e das infraestruturas, o Município e os SMA continuarão a investir em campanhas de consciencialização da utilização racional da água e aplicação de uma cultura anti desperdício na comunidade abrantina”.

A formalização do compromisso da Câmara Municipal de Abrantes e dos Serviços Municipalizados de Abrantes decorrerá no próximo dia 24 de maio, em Salvaterra de Magos, numa sessão pública que contará com a presença das entidades e instituições aderentes.