Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Sardoal

Município cria Orçamento Participativo Jovem de Sardoal

21/10/2023 às 09:36
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Município de Sardoal criou o Orçamento Participativo Jovem de Sardoal (OPJS) para projetos exequíveis até ao valor de 5 mil euros, sendo que as propostas podem ser apresentadas por alunos do 3.º Ciclo ou Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Sardoal.

As candidaturas devem abranger projetos que contribuam para melhorias na escola ou no concelho, através da aquisição de bens e/ou serviços que sejam necessários ou considerados convenientes para melhorar o bem-estar, beneficiando a comunidade escolar e/ou comunidade sardoalense, nas seguintes áreas temáticas: Ambiente e Turismo; Educação, Cultura, Juventude e Desporto; Mobilidade e Segurança; Ação Social e Saúde; Outras de interesse relevante.

As propostas devem ser apresentadas entre 23 de outubro e 3 de novembro, sendo que as propostas validadas serão afixadas na escola e divulgadas nos sites do Agrupamento e do Município até ao dia 14 de novembro. A votação decorrerá no dia 24 de novembro e a apresentação dos projetos vencedores terá lugar no dia 27 do mesmo mês. De referir que todo o processo será acompanhado pelo Conselho Geral do Agrupamento de Escolas, mas que também poderá ser através de uma comissão técnica designada para o efeito, entre os elementos do Conselho Geral.

Com esta iniciativa, o Município visa promover “o alargamento dos instrumentos do Orçamento Participativo Municipal aos jovens em idade escolar, promovendo a oportunidade de estes participarem num processo formal de apresentação e discussão de propostas de intervenção, assim como de votação”.

Paralelamente, a participação dos jovens neste projeto “terá um impacto relevante no desenvolvimento das suas competências pessoais e sociais, tornando-os cidadãos mais responsáveis, informados e participativos”.

Mais informações em www.cm.sardoal.pt ou em www.escolasardoal.com.