Pesquisar notícia
terça,
27 set 2022
PUB
Concelhos

Município convida comunidade para participação no projeto ‘O Baile’

17/08/2022 às 16:44
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Parque de Feiras de Vila de Rei vai receber, na noite de 26 de agosto, o projeto ‘O baile’, numa iniciativa no âmbito dos Caminhos das Pessoas, da Programação Cultural em Rede do Médio Tejo.

“O Baile” é um projeto de dança que parte do filme O Baile (1983), dirigido pela Ettore Scola, que integra participantes da comunidade que, juntamente com uma equipa de bailarinos e músicos profissionais, se encarregam da interpretação do espetáculo nos campos da música e da dança.

Tal como na peça original, os participantes do projeto recriam um baile, dançando, tocando e descrevendo a sua vida, muitas vezes com muito humor. O projeto integra um grupo de pessoas da comunidade local de diferente idades e profissões. “O Baile” integra a agenda da Programação Cultural em Rede, Caminho das Pessoas que se realiza nos Municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

Para o desenvolvimento do projeto, o Município convida a sua população para integrar um grupo de 15 a 20 pessoas da comunidade, de idades compreendidas entre os 20 e os 70 anos, de géneros e profissões diferentes, que se encarregam da interpretação da dança do espetáculo e uma banda de música local, com o mínimo de 10 pessoas, que participa também no espetáculo e se encarrega da parte musical do espetáculo. O projeto tem uma matriz de ensaios criada para a sua realização, que consiste num número mínimo de ensaios, com todos os participantes, em cada localidade.

Para a interpretação de dança, as pessoas da comunidade selecionadas não precisam de ter conhecimentos de dança. Procura-se apenas que tenham gosto pela participação no espetáculo, que gostem de dançar, de comunicar e que estejam presentes nos ensaios marcados.

As inscrições deverão ser efetuadas através do endereço de correio eletrónico turismo@cm-viladerei.pt ou do número de telefone 274 890 010.

Aldara Bizarro será a responsável pela conceção, direção e coreografia do espetáculo. Trabalhou como intérprete com reconhecidos coreógrafos portugueses, sendo que o seu primeiro trabalho coreográfico foi premiado no IV Workshop Coreográfico de Lisboa em 1990. Foi cofundadora da associação Jangada de Pedra, que apoia e promove a dança contemporânea, e atualmente dá seguimento ao seu trabalho como coreógrafa. Exerce igualmente atividade formativa para entidades como a Fundação Calouste Gulbenkian, o Centro Cultural de Belém e a Escola Superior de Dança.

O espetáculo final realiza-se a 26 de agosto, pelas 21h30 horas, no Parque de Feiras de Vila de Rei e apresentará o resultado do trabalho desenvolvido junto da comunidade local.