Pesquisar notícia
quarta,
06 jul 2022
PUB
Concelhos

Município apoia FUS na aquisição de sede

9/06/2022 às 14:30
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Filarmónica União Sardoalense (FUS) avançou com o processo para aquisição de um imóvel na vila de Sardoal para se instalar de armas e bagagens. A FUS fez um pedido de apoio financeiro ao Município de Sardoal que foi discutido em reunião do Executivo Municipal de dia 25 de maio e aprovado por unanimidade.

Este apoio municipal é de 20 mil euros para e a informação avançada na reunião é que a filarmónica vai fazer a aquisição do edifício por 85 mil euros. Na ocasião, Jorge Gaspar, vice-presidente da autarquia, justificou o apoio pela necessidade da coletividade destas instalações para que possa desenvolver a sua atividade. É que, para além de um edifício que seja a sede da FUS esta compra permitirá criar instalações próprias para a escola de música.

Jorge Gaspar referiu o trabalho intenso que a FUS tem desenvolvido em iniciativas tendo em vista angariar dinheiro para fazer face, ou ajudar a fazer face, e este investimento e destacou ainda a coragem dos dirigentes em avançarem com este desafio .

Já os vereadores da oposição, Pedro Duque e Patrícia Silva (ambos eleitos pelo PS) não colocaram em causa a associação ou o seu trabalho, mas quiseram saber se, face ao valor do apoio em causa, a autarquia estaria em condições de poder ter a mesma forma de atuação caso venha a existir outros pedidos similares.

Jorge Gaspar, em reposta, disse que sim e deixou nota sobre outros apoios já concedidos a outras coletividades do concelho. E mesmo em relação aquelas que estão em antigas escolas primárias o vereador sublinhou a importância destas cedências que, caso fossem quantificadas em dinheiro, representaria milhares de euros.

O autarca eleito pelo PS, Pedro Duque, voltou ao assunto referindo que sabe das necessidades da FUS, mas insistiu na pergunta relacionada com a disponibilidade financeira da Câmara em conceder um apoio similar a outras associações.

O vice-presidente voltou a responder e a confirmar, caso surja outra situação parecida, a disponibilidade da autarquia para poder ajudar.

A proposta foi aprovada por unanimidade e o Município de Sardoal vai apoiar a FUS com 20 mil euros para aquisição de um imóvel na vila para sede da associação.