Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
Sardoal

Mercado de Janeiro está de volta às ruas

30/12/2022 às 10:45
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Após um interregno de dois anos, devido à pandemia Covid-19, o tradicional Mercado de Janeiro volta às ruas de Sardoal no domingo, dia 8 de janeiro. Este mercado, de caráter anual, realiza-se sempre no segundo domingo de cada ano e carateriza-se pela comercialização, essencialmente, de utensílios agrícolas e alimentos próprios desta época.

Embora sem a dimensão de outros tempos, o Mercado de Janeiro da vila de Sardoal continua a mobilizar as populações das terras limítrofes, que aqui se deslocam em ambiente de animação e convívio para fazerem as suas compras.

Antigamente, este Mercado era espaço de importantes transações de gado vivo, em especial de espécies bovinas, caprinas e suínas. No espaço do antigo mercado, onde hoje é a Avenida Heróis do Ultramar, efetuavam-se vendas significativas de porcos gordos ou de leitões para criar, sendo esta uma das formas de subsistência de muitas famílias.

Recorde-se que o porco tinha uma enorme importância na economia familiar e o dia da matança do dito era acompanhado de rituais festivos, uma vez que significava a garantia de alimentação para o ano inteiro, com as carnes conservadas nas “salgadeiras”.