Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
Abrantes

«Meninos da Floresta» é ATL que quer por as crianças na natureza a brincar de forma livre e ao ar livre (c/áudio e fotos)

21/11/2023 às 15:32
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Associação ‘Meninos da Floresta’, é um novo projeto de centro de atividades e de tempos livres para crianças idealizado e desenvolvido por Joana Fábrica e Maria Heleno. Esta associação celebrou um protocolo com o Município de Abrantes, para se instalar na antiga escola primária de Barreiras do Tejo.

O protocolo foi celebrado a 25 de agosto, mas a apresentação pública dos ‘Meninos da Floresta’ aconteceu no último sábado, 18 de novembro.

A associação ‘Meninos da Floresta’ é um centro de atividades e de tempos livres que pretende o desenvolvimento integral das crianças num contexto natural, de harmonia e de respeito pelo outro e pela preservação da natureza, em comunidade.

Este projeto pretende criar condições para que as crianças regressem “à natureza e a brincar de forma livre ao ar livre”.

Inspirado no modelo pedagógico Forest School e no movimento Slow, e sob o mote «Vamos desocupar os tempos livres», o projeto pretende oferecer a “possibilidade do desenvolvimento integral das crianças num contexto natural, de harmonia e de respeito pelo outro e pela preservação da natureza, em comunidade, promovendo a sua autonomia e cidadania, de forma sustentável e reduzindo ao máximo a nossa pegada ecológica”.

De acordo com Maria Heleno há, desde logo, um ponto prévio é que não há televisões e os dispositivos eletrónicos ficam “à porta”, permitindo às crianças “desocupar” o seu tempo, numa altura em que os pais juntam uma série de atividades desportivas e culturais como atividades extra-curriculares dos alunos.

Maria Heleno indicou que no ‘Meninos da Floresta’ as crianças vão ter muitas atividades de ar livre, baloiços nas árvores, uma casa na árvore ou as hortas pedagógicas. E depois há, para além do espaço para correr, uma cozinha de lama onde a plasticina é substituída por terra e água para criar lama e, juntamente com ervas, e permite moldar essa mesma lama.

De acordo com Maria Heleno há tanta atividade e brincadeira que se pode fazer com recurso ao ambiente e ao que a terra pode proporcionar.

“A ideia é que se sujem bastante, que tenham contacto com a natureza, com a terra, com a horta porque esse contacto acaba por potenciar uma relação de respeito pela preservação da natureza. Isso é muito importante.”

Para já a grande sensação é mesmo a cozinha de lama onde as crianças podem fazer os bolos e as sopas com terra e água. A preservação do meio ambiente é uma das linhas que a nova associação pretende, desde logo, fomentar nas crianças.

Depois há ainda um outro espaço, o cantinho da paz, onde as crianças podem ter um local onde podem estar mais “sozinhos” se assim o entenderem, mas tudo com regras indicou Maria Heleno.

Este ano a associação “Meninos da Floresta” tem apenas capacidade para 20 crianças. “Não se nos próximos anos vamos aumentar, porque a ideia é dar a cada criança, um acompanhamento muito próximo e isso não seria possível com, por exemplo, 100 crianças. Nas férias vamos ver”, revelou Maria Heleno que tem como um dos objetivos a adaptação às necessidades das famílias. “Queremos muito ser uma resposta às famílias, integrada na natureza, que era uma coisa que não existia em Abrantes.

Maria Heleno

A associação ‘Meninos da Floresta’ foi fundada por duas jovens, Joana Fábrica, Educadora de Infância e mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e Maria Heleno, formada em Engenharia do Ambiente.