Festas de Abrantes Medalha de Mérito Municipal atribuída às IPSS'S do concelho
No âmbito das celebrações do Dia da Cidade de Abrantes, 14 de junho, o executivo municipal aprovou a atribuição da Medalha de Mérito Municipal a 16 instituições, sendo elas todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Abrantes com respostas sociais de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e Centros de Dia, bem como o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA).
O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, afirma que "neste ambiente muito complexo de pandemia, eu acho que os portugueses, as instituições, as organizações" fizeram um "trabalho extraordinário" nas diferentes áreas "em especial das nossas organizações".
Reforça ainda a ideia de que nesta fase de pandemia "não houve instituições melhores do que outras" nem "pessoas melhores do que outras".
Nos últimos dois anos, já tinham dado este "sinal à área da saúde" e "envolvemos as nossas escolas", este ano o sinal foi para estas associações que mesmo com a pandemia "não deixaram ninguém para trás", sendo "importante colocar as nossas IPSS's, os lares, os centros de dia" mencionando o trabalho "incansável" feito por estes.
Manuel Jorge Valamatos sente que ao homenagear "estas instituições, que são públicas", acaba por homenagear e reconhecer também aqueles que "são privados" e que estão envolvidos "nestas áreas", apesar de não ser no mesmo registo.
Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes
As IPSS'S do concelho de Abrantes de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e Centros de Dia a que será atribuída a Medalha de Mérito Municipal, no dia 14 de junho, são a ACATIM – Associação Comunitária de Apoio à 3.ª Idade de Mouriscas, a Associação de Solidariedade Social Pró-Cultural Professor Silva-Leitão, o Centro de Apoio a Idosos da Freguesia de Rio de Moinhos, Centro de Assistência Paroquial de S. Pedro de Alvega, Centro de Solidariedade Social Freguesia do Souto, Centro Social de Alferrarede, Centro Social do Pego, Centro Social Interparoquial de Abrantes, Centro Social Paroquial da Freguesia de S. Miguel do Rio Torto, Centro Social Paroquial de Rossio ao Sul do Tejo, Centro Social Paroquial de S. Facundo, Centro Social Paroquial de Vale das Mós, Centro Social Paroquial N.ª S.ª da Oliveira, Santa Casa da Misericórdia de Abrantes, o CRIA - Centro de Recuperação e Integração de Abrantes e a SOLTRAM.