Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
Concelhos

Mau tempo/Abrantes: Autarquia pede atenção à subida do caudal do Tejo

20/12/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Câmara Municipal de Abrantes, de acordo com a informação do Serviço Municipal de Proteção Civil, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes e das Juntas de Freguesia, realiza atualização sobre as ocorrências e ações no terreno e alerta a população para as condições meteorológicas adversas resultantes da tempestade Elsa.

Estão previstas condições adversas até às 18:00, com precipitação forte e persistente e rajadas até 90 km/ até às 21:00 sendo recomendado à população a permanência em casa sempre que possível.

Igualmente, alerta-se as populações das zonas ribeirinhas, para que fiquem atentas à subida do caudal do Rio Tejo.

O Rio Tejo está a ser monitorizado desde as 05:00, mantendo-se sem alteração significativa e até se regista uma pequena descida mas, pelas perspetivas de agravamento a partir das 12:00, foi ativado o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo às 10:30.

Foram registadas 46 ocorrências. As duas freguesias mais afetadas são Aldeia do Mato e Souto e Rio de Moinhos, com estradas e pontões destruídos, dificultando alguns acessos a habitações mas as situações encontram-se em resolução.

Três estradas foram cortadas, uma condicionada e três viaturas atingidas com danos ligeiros encontrando-se no momento em resolução:

• Rua 5 de Outubro em Abrantes - cortada por queda iminente de árvores de grande porte;

• Rua do Cana Verde em Alferrarede - Cortada por árvores de grande porte;

• EN358-2 (Ribeirão) entre Martinchel e Constância - cortada por deslizamento de terras;

• Rua do Campo da Bola em Sentieiras São Vicente - barreira a ceder, condicionado o trânsito.

Foi necessário ainda o realojamento de seis pessoas que foram devidamente acompanhadas pelos serviços sociais do município.

Por antecipação ao agravamento das condições climatéricas estão a ser executados alguns cortes de árvores que possam colocar a segurança das pessoas ou bens em causa.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, “estamos todos no terreno e, apesar de já haverem prejuízos consideráveis, são apenas danos materiais. Estamos empenhados em manter as vias circuláveis e a população protegida e segura face a esta intempérie que está a assolar o país. É muito importante que as pessoas respeitem as nossas recomendações, assim como, de todas as forças presentes no terreno”.

Também a Junta de Freguesia de Rio de Moinhos emitiu um comunicado, depois da situaçõa vivida ao final da tarde e noite desta quinta-feira:

De acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se para as próximas horas um agravamento das condições meteorológicas, com chuva forte e persistente e vento forte na ordem dos 25 Km/h.

Ontem, a ribeira de Rio de Moinhos galgou as margens e a capacidade de absorção dos terrenos está saturada. Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:

• Possibilidade de inundações rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;

• Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;

• Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;

• Danos em estruturas montadas ou suspensas;

• Possibilidade de queda de ramos ou árvores;

A Proteção Civil e a Junta de Freguesia aconselham:

• Permaneça em lugares seguros

• Na sua casa, retire os objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;

• Nos terrenos confinantes com rios e cursos de água, historicamente sujeitos a cheias e inundações, retire os animais e os equipamentos agrícolas.

• Conduza com precaução, tendo especial cuidado com a formação de lençóis de água nas vias;

• Prenda bem as estruturas soltas, nomeadamente, andaimes e outras estruturas suspensas, como ferramentas, vasos ou objectos de decoração exterior;

• Tenha especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores;

• Esteja atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e da Junta de Freguesia.

A força das águas deixou um rasto de destruição por toda a freguesia. Tudo aconteceu demasiado rápido e o cair da noite dificultou a intervenção.

A Junta de Freguesia registou os danos nas habitações, estabelecimentos comerciais, pontes, e estradas. Todas as situações estão a ser acompanhadas, os agentes de proteção civil e a Ação Social estão no terreno para resolver toda e qualquer situação da forma mais célere.

 

EM Sardoal, estão cortadas ao trânsito: 

- EN 358-3 Andreus/Mivaqueiro

- Rua do Vale Carvalho (Carvalhal)