Pesquisar notícia
domingo,
14 jul 2024
PUB
Sertã

Maranho em destaque no Festival de Gastronomia

19/05/2023 às 16:14
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Maranho da Sertã volta a ser o centro das atenções na 11.ª edição de um dos maiores eventos da região Centro do país, o Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã.

O programa deste certame, que decorre entre os dias 13 e 16 de julho, já é conhecido e apresenta muitas novidades, designadamente a atuação dos músicos Richie Campbell e The Legendary Tigerman, além dos habituais espaços dedicados às tradições locais e à gastronomia. Destaque também para a aposta em DJ’s para animar as noites, uma marca já incontornável deste festival.

Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, não poupa nos elogios ao Festival de Gastronomia, que “é uma das grandes marcas turísticas não só da Sertã mas de toda a região. Este evento soube afirmar-se e encontra-se num patamar de excelência, que importa potenciar e alavancar ainda mais no contexto nacional”.

Para o autarca, o Festival é “um momento de festa e convívio, onde o concelho da Sertã se une e mostra toda a sua dinâmica. A gastronomia é a grande força motriz deste evento, mas aqui também é possível percecionar o que de melhor se faz em todo este município em áreas como a cultura, economia, turismo e até em I&D”. O edil acrescenta ainda que “não esquecemos a nossa identidade e voltamos a contar com os nossos grupos locais, ranchos, filarmónicas, regressando também o já icónico Pátio das Freguesias, onde é possível viajar no tempo ou tão simplesmente conhecer um pouco melhor o nosso território”.

O Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã tem novamente lugar na Alameda da Carvalha e a sua cerimónia de abertura acontece no dia 13 de julho, pelas 18h30. Pouco depois, às 19 horas, ocorre a atuação da Filarmónica União Sertaginense. Pelas 21 horas sobe ao palco o grupo Nightmare’s Sweet Dreams e, às 22h30, é a vez da Orquestra Big Gang fazer a sua atuação. A noite do primeiro dia encerra com os Djs Vassalo e P*ta da Loucura.

No dia 14 de julho, às 12h, o showcooking do chef Rui Lopes abre o programa de atividades, seguindo-se pelas 19 horas a atuação do Grupo de Música Popular de Cernache do Bonjardim e, uma hora depois, o Grupo de Fado «Maio». O palco principal recebe, às 21h30, o conjunto Popxula e The Legendary Tigerman atua a partir das 23 horas. Os Djs Gonçalo Guedes e I Love Reggaeton entram em ação quando soar a meia-noite nos relógios.

O programa do terceiro dia do Festival de Gastronomia arranca com animação de rua na vila da Sertã, a cargo dos Brass Fusion (10h30), seguindo-se um showcooking com o chef José Júlio Vintém, pelas 12 horas. Ao final da tarde, regista-se a atuação do Grupo Seca Adegas (20h), que antecede os concertos de Marco Figueiredo & Os Revivalistas (21h30) e de Richie Campbell (23h). O término da noite cabe aos Djs Hugo Rafael e Smells Like 90’s.

No último dia, as atividades começam logo pelas 9h, com a Mini-Maratona do Maranho, que ligará as vilas de Cernache do Bonjardim e da Sertã. A tarde será dedicada às famílias, com muitas atividades para miúdos e graúdos (canoagem, jogos tradicionais, jogos infantis e insufláveis) e a atuação dos três ranchos do concelho: Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno (15h), Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim (15h45) e Rancho Folclórico e Recreativo do Clube Bonjardim (16h30). Pelas 19h30, atua a Escola de Acordeão da Sertã. À noite, o cartaz conta com espetáculos da Santana Tribute Band (21h30) e um concerto da Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense com o cantor norte-americano Chuck Wansley (23h).

Durante os quatro dias do Festival de Gastronomia do Maranho, a área expositiva Pátio das Freguesias apresentará também uma programação própria, recriando-se tradições, usos e costumes das freguesias do concelho da Sertã.

No recinto existirão ainda restaurantes, tasquinhas, bares e inúmeros stands de várias empresas locais. Estão ainda reservadas algumas novidades na organização espacial do Festival e nas zonas de acesso.