Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Concelhos

Mação já tem Rede de Bibliotecas do Concelho

7/03/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Assinatura do protocolo

O município de Mação assinou um protocolo de cooperação com Agrupamento de Escolas Verde Horizonte para a constituição da Rede de Bibliotecas do Concelho de Mação.

Integram a Rede a Biblioteca Escolar do 1º ciclo do Ensino Básico, a Biblioteca Escolar da sede do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte e a Biblioteca Municipal de Mação.

Na cerimónia de assinatura do protocolo de criação da Rede de Bibliotecas de Mação o Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, referiu ser importante fomentar boas práticas de leitura nomeadamente pela proximidade dos munícipes aos livros e destacou o Projeto "Livro à Mão - Pólos de Leitura". "Um projeto do Município em que a Biblioteca Municipal de Mação tem disponível, nas sedes de Freguesia, um conjunto de livros, renovados periodicamente, de fácil acesso e requisição à população”.

Em nota de imprensa o Município explica que a Rede de Bibliotecas do Concelho de Mação (RBM) é uma estrutura de cooperação aberta à livre participação de todas as bibliotecas do concelho de Mação, visando o desenvolvimento da ligação entre as escolas dos vários níveis de ensino e a Biblioteca Municipal. Procura-se otimizar atividades e recursos por meio de uma parceria efetiva que se concretiza na partilha de experiências no âmbito da gestão e dinamização de bibliotecas e na dinamização do empréstimo interbibliotecas, uniformizado, através desta plataforma tecnológica.

A missão da RBM é promover o desenvolvimento de projetos/atividades concertadas mediante uma estratégia de rentabilização e de partilha de recursos e de trabalho colaborativo entre Bibliotecas Escolares e a Biblioteca Municipal. Fazendo uma pesquisa na Plataforma (rbm.verdehorizonte.net.) o munícipe localiza o livro na Biblioteca em que está disponível e pode dirigir-se aí e requisitá-lo, pode ler-se na mesma nota.

A gestão da RBM é assegurada por uma Assembleia Geral de Cooperantes e uma equipa Coordenadora. A Assembleia Geral de Cooperantes é  constituída  pelos pelouros  da  Educação  e  da  Cultura  da  Câmara  Municipal de Mação,  pelo  responsável  da  Biblioteca  Municipal  de  Mação,  por  um  representante do Órgão de Gestão do Agrupamento de Escolas de Mação, pelo Professor Bibliotecário das Bibliotecas  Escolares do Agrupamento, e ainda por outros  representantes e responsáveis de  entidades  com  bibliotecas  ou  centros  de  documentação.