Pesquisar notícia
quarta,
24 abr 2024
PUB
Concelhos

Mação: Festa do Senhor das Encruzilhadas

31/01/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Sociedade Filarmónica União Maçaense realiza este domingo, dia 5 de fevereiro, a tradicional Festa do Senhor das Encruzilhadas, Patrono da Filarmónica.

O dia começa pelas 11 horas, com uma Arruada pela Vila de Mação e, meia hora depois, terá lugar a Eucaristia na Igreja Matriz, com Procissão do Senhor das Encruzilhadas até ao Nicho.

A história do Senhor das Encruzilhadas, enquanto Patrono da Sociedade Filarmónica União Maçaense, remonta a 1950 quando Jaime Reis, o então Mestre da Banda, e alguns músicos (João Mendes, Manuel de Jesus Martins, João Nunes Moleiro, Pedro de Matos Alexandre e outros) decidiram recuperar o Nicho degradado, que se situava nas proximidades do cemitério da Vila de Mação.

Empenhados nesta missão, compraram uma imagem nova, uma vez que a outra estava partida e decidiram compor um Hino para a Banda: Jaime Reis compôs a música e João Mendes escreveu os versos. E foi assim que o Senhor das Encruzilhadas passou a ser o patrono da SFUM.

Esta festa decorria, inicialmente, no mês de novembro com duas procissões: uma no sábado à noite para a Igreja Matriz e outra, no domingo, após a missa, para o Nicho. E assim se manteve durante largos anos até que, depois de um interregno, passou a realizar-se no último domingo de janeiro com a procissão da Igreja Matriz para o Nicho.

Atualmente, a Festa do Senhor das Encruzilhadas celebra-se no primeiro domingo de fevereiro. O convívio depois da procissão surgiu na década de oitenta. Entre 1993 e 1998 não se realizou, tendo sido retomado em 1999, com a Direção na altura presidida por José Costa e assim se tem mantido até à data.