Pesquisar notícia
segunda,
06 mai 2024
PUB
Concelhos

Mação: Feira Mostra envolve todo o Concelho

15/06/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Município de Mação vai organizar a 25ª Feira Mostra do Concelho entre os dias 27 de junho e 1 de julho.

Na cerimónia de apresentação do certame, que teve lugar a 11 de junho, o presidente da Câmara Municipal adiantou que a Feira Mostra vai decorrer no mesmo local que é habitual, “no chamado Largo da Feira”, e nos mesmos moldes que as edições anteriores pois “as coisas têm corrido bem e iremos apostar uma vez mais, e pelo terceiro ano consecutivo, nos cinco dias de Feira”.

Vasco Estrela explicou que é “dada a primazia às empresas e entidades do concelho” para se darem a conhecer, “sem perder de vista a preservação da nossa história, das nossas memórias e das nossas riquezas”.

“Conforme também tem sido habitual ao longo dos últimos anos, aproveitaremos a Feira Mostra para distinguir as empresas do concelho que foram agraciadas pelo IAPMEI com os prémios PME Líder e PME Excelência e este ano temos três empresas. Este momento será no dia 29, aquando da visita oficial, e tentamos nesta ocasião distinguir estes empresários por um lado mas também, por outro, estimular outros no sentido de que no concelho de Mação existam, e felizmente existem, empresas de sucesso”, adiantou o autarca.

Para a edição deste ano, a Câmara pretende disponibilizar 85 stands expositores sendo que o stand onde estão os serviços da Câmara Municipal, albergará também a AmarMação, a Acripinhal, a AfloMação e a Melbandos, “entidades que com a Câmara Municipal de Mação têm colaborado ao longo dos anos na promoção, na preservação, na divulgação e no estímulo aos produtos endógenos do concelho e, no caso particular da AfloMação, o extraordinário trabalho que tem desempenhado na defesa da nossa floresta”.

Na edição deste ano da Feira Mostra, o presidente da Câmara Municipal de Mação destacou algumas novidades de caráter desportivo e cultural, dinamizadas pelas associações do concelho, bem como os espaços de restauração na Feira, e reforçou a ideia de que “esta deverá ser não só a Feira da Câmara Municipal ou do Município mas sim a Feira de todo o concelho de Mação”. Assim sendo, as associações do concelho também irão dinamizar uma série de atividades, “algumas delas pela primeira vez”, e com destaque para a parede de escalada que vai estar junto ao Parque de Insufláveis, a Color Run, Passeio Pedestre “Rota do Sagrado”, Torneio de Sueca, Encontro de Cães de Para com largada de perdizes, canoagem, Torneio de Malha, Zumba, Trail das Zagaias, Passeio de Motorizadas Clássicas e Passeio de Cicloturismo.

Relativamente aos espaços de restauração, também eles dinamizados pelas associações, este ano serão sete. A todos foi solicitada a integração na ementa de pratos da Carta Gastronómica do concelho “À Mesa em Mação”. Os sete espaços de restauração estão este ano a cargo da Associação Santo António, Associação Chão de Lopes, Grupo Desportivo e Recreativo de Carvoeiro, Associação Desportiva de Mação, Centro Social de São José das Matas, Centro de Dia de Aboboreira e Grupo DCR de Penhascoso.

Destaque ainda para a instalação artística de António Colaço que vai estar patente na Igreja Matriz e intitulada “Vamos Incendiar-te, Mação” onde o artista pretende fazer “uma homenagem à população do concelho de Mação que tanto sofreu com os incêndios de 2017”.

Durante a Feira Mostra irá ainda ser feita uma apresentação do Gabinete Empreendedor de Mação e uma visita ao Centro de Negócios com a assinatura dos contratos com as empresas que já lá estão instaladas. Esta iniciativa terá lugar no domingo, dia 1 de julho.

Feira do Livro e animação musical

No anfiteatro José Costa, a 20ª Feira do Livro vai decorrer como habitualmente durante os cinco dias de Feira Mostra e serão apresentadas duas publicações de escritores da região. No domingo, dia 1 de julho, pelas 18 horas, terá lugar a apresentação do livro “Respira Natureza em Mação”, de GADY Rui Santos e, pelas 19:30, é a vez de Elsa Ribeiro Gonçalves apresentar o livro “Singularidades de uma Mulher de 40”.

No sábado, pelas 21H30, destaque para o “À Conversa Com… Carlos Bernardo”, autor do blog “O meu escritório é lá fora” e que “dará uma imagem diferente do concelho e da vila de Mação”.

A animação musical, para além dos cabeças de cartaz, conta com o envolvimento de muitos grupos do concelho que também terão lugar no palco da Feira Mostra de Mação. Marcarão presença nesta edição o Grupo de Cantares da Serra da Associação Recreativa e Cultural da Serra, Musical Amendoense, Grupo de Cantares do Grupo Cultural “Os Maçaenses”, Conservatório de Mação – FirMação e uma novidade da Filarmónica que aposta, para além da Banda, em novos grupos e fará a apresentação da FUNFarra da Filarmónica União Maçaense (SFUM).

Como cabeças de cartaz, o palco principal irá acolher na quarta-feira, 27 de junho, a banda Som da Frente – Tributo aos Xutos. Na quinta-feira, 28, são os Kwantta a subir ao palco. Já na sexta-feira, destaque para o projeto Jorge Palma e Orquestra Filarmónica 12 de abril mais seis elementos da banda da SFUM. Ao todo, estarão em palco mais de 70 elementos. No sábado é a vez dos UHF e a Feira Mostra encerra no domingo com o concerto de Carlão.

Para a visita oficial à Feira Mostra, a Câmara Municipal de Mação convidou o Secretário de Estado da Administração Local, Carlos Miguel.

Um orçamento de cerca de 100 mil euros é o investimento da Câmara Municipal de Mação para a 25ª Feira Mostra do Concelho que irá decorrer entre os dias 27 de junho e 1 de julho.