Pesquisar notícia
sexta,
22 out 2021
PUB
Concelhos

Mação: Câmara reconhece Mérito e entrega Bolsas de Estudo há 16 anos

31/12/2020 às 09:39
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Teve lugar na terça-feira, 29 de dezembro, a Cerimónia de Entrega das Bolsas de Estudo 2020/2021 e dos Prémios de Mérito 2019/2020 da Câmara Municipal de Mação, no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira.

Bolsas de Estudo
As Bolsas de Estudo são um projeto que a Autarquia promove há 16 anos que se traduz “num apoio efetivo” a jovens do concelho de Mação que frequentam o Ensino Superior público.
Neste ano letivo de 2020/2021 são 18 as Bolsas atribuídas, com 15 renovações e 3 novas Bolsas, a alunos do ensino superior público que contam com o apoio da Autarquia que procura, assim, “contribuir para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural”.
As Bolsas de Estudo são atribuídas por Concurso de acordo com o rendimento per capita comprovado e representam um investimento de cerca de 27 mil euros por ano letivo sendo que cada bolseiro da Câmara Municipal de Mação recebe 1.500 euros por ano.
Numa cerimónia breve e muito restrita, Vasco Estrela referiu o investimento que a Câmara Municipal de Mação faz neste projeto assumindo a certeza de que não é “mal gasto” mas, sim, “um investimento no futuro do concelho”. Deixou o repto aos jovens bolseiros de que nunca se esqueçam do seu concelho e que continuem a apoiar e contribuir, como possam, nas suas terras, nas suas associações, naquilo que Mação deles precisar o que acaba por ser a única "contrapartida" que lhes é solicitada.

Prémio de Mérito e Excelência
Com os Prémios de Mérito, a Câmara Municipal de Mação brinda também os melhores alunos do 2.º e 3.º Ciclos e Secundário no ano letivo 2019/2020, do Agrupamento de Escolas de Mação, num reconhecimento pelo seu esforço e boa prestação escolar.
Os Prémios do 2.º e 3.º Ciclos são de 250 euros e o do Ensino Secundário é de 500 euros. A atribuição destes Prémios é feita com base na informação disponibilizada pela Escola EB 2,3/S de Mação.
Em 2019/2020 os alunos que concluíram o 2.º ciclo com melhor média foram a Catarina Cerdeira e a Sofia Cabrita, ambas com média de 5.
Já no 3.º ciclo, o prémio foi também entregue a dois alunos, em ex-aequo, o Bruno Serras e o Banino Xu, ambos com média de 5.
No secundário, a aluno que teve a melhor médio foi a Mariana Cardoso, que concluiu o secundário com 19 valores.
A Mariana venceu ainda o Prémio de Excelência Gonçalo Matos por ter tido, em Mação, a melhor média de acesso ao ensino secundário. Este Prémio premeia a excelência e tem o nome do aluno do concelho que, até à data, teve a melhor média de entrada na Universidade desde a instituição dos Prémios. Quando a média do Gonçalo Matos (19,1 valores) for ultrapassada, o Prémio receberá o nome do aluno que a superar. O valor do Prémio Gonçalo Matos é de 500 euros.
José António Almeida, diretor do Agrupamento de Escolas, referiu “nutrir um carinho muito grande por esta cerimónia pois é premiado o trabalho dos alunos mas também o trabalho da família, da escola, dos professores e o trabalho da comunidade”.