Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Concelhos

Mação: Autarquia oferece carrinha ao Centro de Saúde | COM SOM

5/01/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Presidente da Câmara Municipal de Mação entregou esta quarta-feira, dia 4 de janeiro, uma carrinha de serviço para o Centro de Saúde de Mação. Vasco Estrela entregou a chave a Sofia Theriaga, diretora do ACES Médio Tejo, na presença de António Novais Tavares, coordenador do Centro de Saúde de Mação, da equipa de profissionais de saúde, dos vereadores da CMM, António Louro e Vasco Marques e de Rui Vieira, vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

A necessidade do Centro de Saúde chegou ao conhecimento da Autarquia através de António Novais Tavares e o presidente referiu que se tratou “da constatação de um fato que, de vez em quando, nos ia sendo transmitido pelo Coordenador do Centro de Saúde”.

Vasco Estrela agradeceu o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde e demonstrou, nesta ocasião, uma vez mais, a total disponibilidade da Autarquia, "dentro das nossas possibilidades, para continuarmos a proporcionar todas as condições para desenvolverem o vosso trabalho da forma competente como têm feito". Referiu ainda que "Mação é o terceiro Concelho do país com o maior índice de longevidade, ou seja, onde as pessoas morrem mais tarde, com mais idade. E isso deve-se muito ao trabalho dos profissionais de saúde, ao acompanhamento que fazem, ao facto de termos extensões de saúde em todo o Concelho e também ao trabalho das IPSS".

"Esta equipa merece", disse Sofia Theriaga.“ Uma equipa que tem feito um trabalho espetacular. Muitas vezes sem os recursos necessários, tem desenvolvido à mesma o trabalho comunitário e estão muito motivados para isso. A viatura vai contribuir para que tenham mais condições. O trabalho comunitário é cada vez mais. É um trabalho duro, difícil e sei que nunca o deixaram de fazer por falta de recursos. Este 'miminho' do Município de Mação vai ajudar um bocadinho a contribuir para o vosso melhor desempenho". Sofia Theriaga agradeceu ainda "ao incansável Presidente (da CMM), que está sempre presente e que sempre nos apoia. Este é um exemplo de uma parceria fundamental para fazermos sempre mais e melhor com os mesmos recursos".

A viatura foi adquirida pela Câmara Municipal de Mação no âmbito de um protocolo de colaboração entre a Autarquia e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP para que seja utilizada pelos profissionais da Unidade de Saúde Pública de Mação na prestação de cuidados de saúde personalizados à população inscrita do Concelho. Vem colmatar uma necessidade há muito sentida, já que o Centro de Saúde dispunha apenas de um veículo para os serviços a realizar em todo o Município.

Quanto ao investimento feito pela Autarquia, Vasco Estrela afirmou que “a viatura custou 10 300 euros. Não é nova, é usada, mas pensamos que é adequada para as necessidades”

Com a nova viatura o Centro de Saúde irá continuar a garantir a acessibilidade, a globalidade, a qualidade e continuidade dos seus serviços no Concelho, tal como cuidados no âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo, atuando ainda na educação para a saúde e na integração em redes de apoio à família. Abrangerá todos os cidadãos residentes na área geográfica do Concelho de Mação, mais concretamente pessoas de todas as idades com dependência funcional, com doença crónica ou incurável.

Um trabalho abrangente destes profissionais que, dada a extensão do Concelho e a dispersão das localidades assim como o facto de funcionarem seis polos assistenciais, sairá agora mais facilitado no que respeita à sua deslocação entre a sede e os polos e também o domicílio dos utentes, assim como à deslocação pontual a outras unidades do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Mação, “esta será uma mais-valia não só para os profissionais de saúde, que terão agora mais um instrumento que facilitará a execução do seu trabalho, mas sobretudo para os Munícipes do nosso Concelho que continuarão a ter acesso aos cuidados necessários de saúde. Para nós, autarcas, permite-nos encarar com tranquilidade esta área tão sensível e sempre prioritária, que não poderemos jamais descurar. Cabe agora a estes profissionais darem o melhor uso e zelarem da melhor forma por este veículo que, em bom rigor, nos irá servir a todos”.

Refira-se que o Centro de Saúde irá receber uma outra carrinha, no âmbito de uma candidatura dos 13 Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.