Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Mação: Autarquia associa-se a projeto para família com crianças portadoras de deficiência

10/02/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Câmara Municipal de Mação, representada pelo seu presidente, Vasco Estrela, assinou esta quinta-feira, dia 9 de fevereiro, um Protocolo de Cooperação com a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCP).

O Protocolo visa a adesão do Município de Mação ao Projeto "Casa do Tejo - Direito ao Lazer". Esta Casa é um projeto piloto em parceria com a FAPPC, com o objetivo principal de apoiar as famílias que se encontram desapoiadas no papel de cuidador.

Trata-se de um Alojamento de férias para famílias cuidadoras de crianças ou jovens com deficiência numa casa em Lisboa. As famílias partilharão esta casa com mais duas famílias, com enquadramento familiar idêntico. Durante essa semana, em período diurno os pais e irmãos poderão usufruir de programa turístico criado para o efeito, conhecendo assim a cidade de Lisboa, enquanto o seu filho fica ao cuidado de uma equipa organizada e estruturada de acordo com as caraterísticas do grupo, que prestam os cuidados necessários em substituição dos cuidadores.

O Município de Mação compromete-se, através do seu Serviço de Ação Social, a identificar as famílias do Concelho que possam usufruir deste espaço e ao pagamento da estadia de 3 famílias por ano. A estadia engloba quarto, programa turístico e apoio de profissionais de saúde. Vasco Estrela, que se fez acompanhar por duas técnicas do Serviço de Ação Social, considera ser “uma forma única de proporcionar algum descanso às famílias do Concelho de Mação cuidadoras de crianças ou jovens com deficiência e que muitas não têm soluções como esta com apoio especializado e a própria possibilidade de convívio e partilha entre pares”.

A APCL

Em 1960 foi criada a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, a primeira associação de pais e técnicos em Portugal que hoje cria e desenvolve soluções à medida das necessidades sempre diferentes e exigentes para pessoas diferentes para quem a vida é sempre exigente.

A APCL presta apoio a cerca de 450 utentes com serviços nas áreas de lar residencial, centros de atividades ocupacionais, creche, residências autónomas, serviço de apoio domiciliário, formação profissional e hipoterapia/equitação terapêutica.

A Casa do Tejo surgiu por se acreditar em oportunidades iguais para todas as famílias e as famílias cuidadoras de crianças/jovens com deficiência não são exceção.