Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Sardoal

Livro ilustrado apresenta “Lendas Cá da Terra”

21/09/2022 às 16:02
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

“Lendas Cá da Terra – Lendas e Contos do Concelho de Sardoal” é o título do livro ilustrado, da autoria do jovem ilustrador sardoalense Francisco de Sousa, que será apresentando no Centro Cultural Gil Vicente, no dia 25 de setembro, pelas 18h30m.

Na introdução deste livro pode ler-se “Ao Sardoal, sendo um concelho recheado de história, favorecido pela nobreza e mencionado pelo grande dramaturgo Gil Vicente, não lhe falta folclore popular. Parte desse folclore, claro, são as lendas e os mitos da nossa região. Originalmente passada de boca-em-boca, apresenta-se neste livro o registo de quatro dessas velhas histórias para pessoas dos oito aos oitenta anos”.

Desta forma, “A Lenda do Poço do Talha”, “A Lenda da Pegada do Burro”, “A Lenda das Pedras de Ouro” e a “Lenda da Fonte Velha” são apresentadas com uma linguagem leve e acessível a todos e criativamente ilustradas.

O nascimento desta obra remonta a 2016, quando o Município de Sardoal lançou o desafio a Francisco de Sousa para que recriasse, através do desenho, algumas Lendas do Concelho. O resultado culminou na Exposição “Era uma vez…” que esteve patente no espaço Cá da Terra entre setembro de 2016 e março de 2017. Perante o resultado altamente positivo da mostra, o jovem apresentou um projeto, no âmbito do programa de Ocupação de Tempos Livres (OTL) do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), para a elaboração de um livro ilustrado sobre as lendas e contos do concelho. O projeto foi aprovado, tendo ficado concluído em 2020 e “saindo agora da gaveta” com a sua publicação com a chancela do Município.