Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
Mação

Jornadas Europeias do Património assinaladas no Parque Arqueosocial

25/09/2023 às 14:54
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Mação assinalou no passado fim-de-semana, dias 23 e 24 de setembro 2023, as Jornadas Europeias do Património. Este ano as Jornadas tiveram como tema base o "Património Vivo" e, em Mação, teve lugar um fim-de-semana aberto no Parque Arqueosocial.

Neste Parque, único no País, conta-se a história, particularmente a pré-história, com espaços que nos levam a quatro épocas: o Paleolítico (os caçadores do período glaciar, anterior à nossa vida hoje); o Neolítico (os primeiros agricultores); o Calcolítico (os primeiros metalurgistas); a Idade do Bronze (as primeiras sociedades hierárquicas, as primeiras sociedades guerreiras).

Os espaços das três primeiras épocas já estão em desenvolvimento e, este fim-de-semana, deu-se início ao espaço dedicado à Idade do Bronze. Foi feita a recolha de matéria prima e começou a construir-se a cabana do período do Bronze.

Este Parque, além de único e de ter uma temática educativa, assenta ainda na premissa de estar em permanente construção pelo que os visitantes são convidados a participar no seu crescimento e enriquecimento.

No âmbito das JEP, no fim-de-semana, os técnicos do Museu e voluntários, deram mais um passo na construção deste parque em que os visitantes podem ter essas experiências de construir objetos mas, ao mesmo tempo, perceber como funcionavam as sociedades naqueles quatro períodos.

O mês de outubro vai trazer a semana da Pré-História, de 9 a 14 de outubro, com atividades variadas no parque Arqueosocial de Mação.

Fotos: Município de Mação