Pesquisar notícia
segunda,
16 set 2024
PUB
Folclore

IV Festival Internacional de Folclore de Abrantes (c/áudio)

5/09/2024 às 09:35
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Esta quinta-feira, dia 5 de setembro, pelas 21 horas irá decorrer, na Praça Barão da Batalha, realiza-se a IV edição do Festival Internacional de Folclore de Abrantes que irá contar com grupos de Portugal, Roménia, Coreia do Sul, Polónia e México.

Ana Lúcia Pires, presidente do Rancho Folclórico e Etnográfico de Casais de Revelhos, em declarações à Antena Livre indica que nesta edição irão ter “quatro grupos de Folclore Internacional ou academias de arte e das tradições populares no mundo conforme lhe queiram chamar e também vamos ter dois dos mais representativos grupos de folclore do nosso concelho, Pego e Casais de Revelhos, pelo que contamos ter com toda a certeza mais uma grande noite de cultura tradicional em Abrantes”.

Quanto ao nascimento deste festival, Ana Lúcia Pires conta que os diretores por “terem por hábito assistir ao Festival Internacional de Folclore Celestino Graça em Santarém, e terem como grande amigo o folclorista doutor Ludjero Mendes diretor do Grupo Académico de Danças Ribatejanas, tiveram a iniciativa de solicitar com estes uma parceria que trouxesse um pouco desse espetáculo internacional para casais de Revelhos”. Indica ainda que, “tal iniciativa surgiu um pouco baseado no sucesso e orgulho que foi termos recebido um grupo da ilha da Madeira durante 11 dias e do Porto Santo mais seis, em agosto e setembro de 2016. Fizémos questão de, na altura, os trazer ao centro da nossa cidade. Posto isto, e, porque sentimos que o espetáculo era grandioso para uma aldeia e que também poderia pesar um pouco financeiramente ao grupo, falamos com a Câmara municipal de Abrantes e com a União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede que ficaram entusiasmadas e sempre nos tem apoiado. Sem este apoio não seria possível que fizéssemos isto. O Rancho Folclórico e Etnográfico de casais de Revelhos nunca tirou quaisquer dividendos financeiros do evento, antes pelo contrário. Mas fazemos isto por Abrantes e porque nos enche de orgulho sermos responsáveis pela organização deste e outros eventos”.

 

Questionada em relação às edições anteriores, a presidente do Rancho Folclórico e Etnográfico de Casais de Revelhos, declara que “foram um verdadeiro espetáculo de sons luz e de cor. Foram sempre elogiadas por todos os que estiveram oportunidade de assistir, pelo que ano após ano chegam até nós, ao Município de Abrantes e à União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede comentários para que o evento seja novamente realizado. Desde a segunda edição também contámos sempre com o grupo do Pego. Posso dizer que em 2019 tivemos grupos de Sérvia e da Argentina, em 2022 tivemos do México e da Polónia, o ano passado tivemos de Itália, Costa Rica e Polónia. E ano vamos ter Roménia, Coreia do Sul, Polónia e México”.

Ana Lúcia Pires indica que em 2023 “vieram pessoas de Castelo Branco, Ferreira do Zêzere e outros pontos da região que elogiaram a organização, a qualidade do espetáculo e a grandeza do mesmo”.

 

Quanto à forma como as pessoas encaram os ranchos e grupos etnográficos, a presidente diz que “infelizmente a maioria da comunidade não valoriza muito os verdadeiros aspetos do folclore e etnografia que é a alma e o saber do nosso povo e dos nossos antepassados. Talvez porque não estejam envolvidos no meio e às vezes também não tenham muito interesse em estar. Os grupos de folclore e etnografia têm como objetivo fazer o trabalho de salvaguarda da nossa cultura que deverá passar de geração em geração. Não é só cantar ou bailar. Paralelamente a esse trabalho vêm os espetáculos que pretendem cativar e criar entusiasmo a quem está a assistir. Julgamos que os cidadãos vem com bons olhos todas essas iniciativas”.

Esta quinta-feira pode ver pela Praça Barão da Batalha o Rancho Folclórico da Casa do Povo do Pego, a Ansamblul Folkloric “Romanasul”- Cluj-Napoca da Roménia, o Choi Eunjung Dance Company- Daejon City da Coreia do Sul, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Casais de Revelhos, o Song and Dance Ensemble “Silesianie”- University of Economics Katowice e ainda o Ballet Folklórico del Instituto Tecnológico de Celaya. Os grupos estrangeiros chegarão a Abrantes por volta das 15h30m, estando previsto que cada um deles mostre um pouco da sua cultura, de uma forma informal, no centro histórico, no Pingo Doce, no Continente e no Intermarché, para divulgação do espetáculo que irá acontecer a partir das 21h na Praça Barão da Batalha.

Cristiana Farinha