Pesquisar notícia
terça,
07 dez 2021
PUB
Concelhos

Incêndio/Mação: Aldeias cercadas, pessoas evacuadas e meios insuficientes

24/07/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Tarde de pânico no concelho de Mação onde “há aldeias cercadas pelo fogo com gente lá dentro e sem que ninguém consiga lá entrar”, disse à Antena Livre Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação.

“Há casas a arder na Feiteira e o fogo está já a chegar perto do Carvoeiro. Foram já evacuadas pessoas em Feiteira, Galega, Mesão Frio, Moita Ricome…”

Quanto aos meios no local, Vasco Estrela afirma que “não são suficientes, de maneira nenhuma”.

“Alguém vai ter que explicar isto”, acusa o autarca.

Devido ao agravamento da situação com os reacendimentos desta tarde na freguesia de Cardigos, o Município de Mação emitiu um comunicado à população do concelho:

"Caros Maçaenses, Amigos, Todos aqueles que nos acompanham neste momento crítico que o nosso Concelho atravessa:

Como é do vosso conhecimento, várias aldeias, quer a norte (Freguesia de Cardigos), quer a sul (Freguesia de Envendos) do nosso Município, têm sido fustigadas desde a tarde de ontem, domingo, por dois grandes incêndios florestais. Viveram-se momentos muito difíceis, sobretudo ao final da noite de domingo e madrugada desta segunda-feira em algumas povoações.

A situação continua extremamente complicada, agravada pelas condições climatéricas adversas que se fazem sentir, nomeadamente o vento forte que teima em não dar tréguas.

Os responsáveis e técnicos da Câmara Municipal de Mação encontram-se, desde o primeiro momento, no terreno a acompanhar de perto o desenrolar dos acontecimentos e a executar as intervenções necessárias, assim como centenas de operacionais de todo o país.

Apelamos a todos a calma possível e a máxima compreensão nestes momentos críticos.

Estamos ao lado das populações e tudo continuaremos a fazer em sua defesa, na defesa do nosso território, do nosso Concelho".

Crédito foto: José Garcia