Concelhos Gavião investe 1,3 ME em incubadora de empresas não tecnológicas
Uma incubadora de empresas não tecnológicas vai "nascer" no concelho de Gavião, num investimento de 1,3 milhões de euros, revelou hoje à agência Lusa o presidente do município, José Pio.
A cerimónia de lançamento da primeira pedra para a construção do novo equipamento, cuja obra já foi adjudicada, está marcada para sexta-feira, no logradouro do antigo edifício do seminário de Gavião.
Indicando que a incubadora vai ter capacidade para acolher 15 empresas, o autarca alentejano disse existirem jovens interessados em ingressar “no mundo do empreendedorismo” e desenvolver a sua atividade na região.
“Os jovens não têm dinheiro para iniciar a sua atividade e a incubadora pretende criar condições para que possam ingressar no mundo do empreendedorismo e na sua profissão sem custos iniciais”, afirmou.
Segundo José Pio, o município quer criar condições, com a nova incubadora, para fixar pessoas no concelho.
“Esta incubadora poderá criar, nos três maiores espaços dos 15 que vão ser construídos, 20 a 30 postos de trabalho diretos”, acrescentou.
A incubadora vai ter, no primeiro andar, 12 espaços de dimensão menor, vocacionados para arquitetos e engenheiros, e, no rés-do-chão, contará com três áreas maiores, todas elas com possibilidades de serem subdivididas.
O lançamento da primeira pedra está agendado para as 18:00 de sexta-feira, seguindo-se a inauguração da 26.ª edição da Mostra de Artesanato e Atividades Económicas de Gavião, que decorrerá até domingo.
Os músicos Anselmo Ralph, Blaya e David Carreira são os “cabeças de cartaz” do certame, que, além da música, da gastronomia e do artesanato, tem para oferecer aos visitantes conferências temáticas e um passeio de motorizadas, entre outras atividades.
Lusa