Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Sertã

Freguesia do Troviscal comemora aniversário com diversas iniciativas

18/01/2024 às 12:27
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

As Comemorações do Dia da Freguesia do Troviscal realizam-se no próximo dia 21 de janeiro, uma iniciativa promovida pela Junta de Freguesia do Troviscal, com o apoio do Município da Sertã.

O programa tem início às 15 horas, com a missa na Igreja Paroquial do Troviscal, após a qual se realizará, às 16 horas, o concerto de Marco Figueiredo e Paloma del Pillar. Os dois músicos sertaginenses, com percursos claramente distintos, apresentarão neste concerto essencialmente música portuguesa, clássicos intemporais do nosso cancioneiro tradicional, e alguns temas mais contemporâneos.

Após o concerto, às 17 horas, o programa de comemorações irá prosseguir no Edifício da Junta de Freguesia do Troviscal, onde será assinado o Auto de Consignação da Construção da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Lar).

O Dia da Freguesia do Troviscal assinala-se anualmente a 22 de janeiro, tendo a data sido fixada pela Junta de Freguesia do Troviscal para comemorar a efeméride. A fundação da freguesia foi ratificada em 1555 pelo Grão Prior do Crato, infante D. Luís. Posteriormente, “foi mandada construir a igreja paroquial no local em que se acredita ter existido uma pequena ermida com invocação de São Vicente”, que se tornou o santo padroeiro da freguesia. “Em 1730, a igreja tinha dois altares laterais (Nossa Senhora do Rosário e Espírito Santo), além do altar-mor, que foi privilegiado durante dez anos por Breve do Papa Pio VI, de 8 de novembro de 1777,” in “História da Sertã” de Rui Pedro Lopes.