Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
Sertã

Festival Gastronómico “Peixe do Rio” regressa a Cernache do Bonjardim

11/05/2023 às 16:08
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Nos fins de semana de 19 a 21, 26 a 28 de maio e 2 a 4 de junho, está de regresso o Festival Gastronómico “Peixe do Rio” em Cernache do Bonjardim, no concelho da Sertã. Promovida pelo Município da Sertã e União de Freguesias local, a iniciativa decorrerá em oito restaurantes aderentes, localizados na União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, que terão nas suas ementas diversas iguarias que apresentam o peixe do rio como principal ingrediente.

O festival vai ser apresentado a 11 de maio, às 18h30m na localidade de Várzea do Pedro Mouro, na União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, junto ao Parque de Merendas, bem perto do Rio Zêzere. Contará com as intervenções de Carlos Alberto de Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, Maria João Ribeiro, Presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, e as apresentações das iguarias de peixe dos restaurantes aderentes: “A Rotunda”, "Bonjardim Sky Lounge”, “Casa Velha e Sr. Cozinheiro”, "Cimo da Vila”, “Clube Náutico do Zêzere“, “Grelha 3”, “Lampião II” e “Tasco da Célia”.

Carlos Alberto de Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, considera este festival uma aposta certeira na “dinamização da economia local, especificamente na restauração, ao mesmo tempo que possibilita a valorização dos recursos locais”. Recordando que o concelho da Sertã é banhado a oeste pelo Rio Zêzere, o autarca afirma que “o objetivo do festival passa por valorizar os recursos endógenos” e, referindo-se especificamente ao peixe do rio, “incentivar a sua inclusão nas ementas gastronómicas ao longo de todo o ano, para afirmar Cernache do Bonjardim como um destino gastronómico de excelência em matéria de peixe do rio”.

No total são disponibilizados 12 pratos de peixe do rio nos restaurantes aderentes: Lúcio Perca grelhado e Peixe frito com arroz de Feijão (A Rotunda), Fritura República D’Perca (Bonjardim Sky Lounge), Moqueca de Lúcio-perca com couscous e Wellington de Lúcio-perca com manga, espargos e legumes assados (Casa Velha e Sr. Cozinheiro), Peixe frito com migas e arroz de feijão e Lúco-perca grelhado com legumes (Cimo da Vila), Peixe do Rio com açorda de tomate (Clube Náutico do Zêzere), Sopa de Peixe do Rio (Grelha 3), Caldeta de Peixe do Rio (Lúcio-perca) e Peixe frito com migas à alentejana (Lampião 2), e Ensopado de Peixe do Rio (Tasco da Célia).

À semelhança da edição anterior, o Festival Gastronómico Peixe do Rio contempla também sorteio de diversos prémios: por cada refeição de peixe do rio é atribuído ao cliente um cupão de participação, que deverá ser preenchido e colocado na tômbola do concurso. Através de sorteio serão depois atribuídos diversos prémios: refeições nos restaurantes aderentes do Festival Gastronómico do Peixe do Rio e no Festival de Gastronomia do Maranho, desconto no pack estadia e experiência Casa Velha + Sr. Cozinheiro, visita guiada e Cartuchinhos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim. Todos os prémios e normas deste sorteio poderão ser consultados no Guia de Participação.

Para além da dinamização da restauração local, o Festival Gastronómico Peixe do Rio, apresenta também uma forte aposta na animação cultural. No dia 19 de maio, às 19 horas, o Auditório José Matias Correia, na sede da União de Freguesias em Cernache do Bonjardim, acolhe a palestra sobre o Rio e Espécies Invasoras, com dinamização de Gonçalo Neves da Foz do Zêzere. Às 22 horas, haverá animação musical com Igor Alves na Serra de São Macário e Santa Maria Madalena.

A 20 de maio, às 10 horas, Gonçalo Neves dinamiza a palestra sobre o Rio e Espécies Invasoras direccionada para crianças dos 6 aos 14 anos, no Auditório José Matias Correia, na sede da União de Freguesias em Cernache do Bonjardim. Às 16 horas, o Parque de Merendas da Várzea de Pedro Mouro vai ser o cenário do showcooking e degustação de Peixe do Rio, dinamizado pelo Sr. Cozinheiro. No mesmo espaço seguem-se, às 16 horas, as Conversas sobre o Rio e a Pesca, com transmissão na Rádio Condestável. Às 19 horas, haverá Passeios de Barco de 3 tábuas (mediante inscrição prévia). Às 22 horas, o programa prossegue com animação musical a cargo do Grupo Inovação na Serra de São Macário e Santa Maria Madalena.

O dia 21 de maio é dedicado ao folclore com o Encontro de Ranchos Folclóricos do Concelho da Sertã que decorrerá das 15 às 18 horas na Serra de São Macário: irão atuar o Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim, Rancho Folclórico de Pedrógão pequeno e Rancho Folclórico e Recreativo do Clube Bonjardim.

A 26 de maio, o Auditório José Matias Correia, na sede da União de Freguesias em Cernache do Bonjardim acolhe, às 22 horas, a projecção do documentário “David Attenborough: uma vida no nosso planeta”.

No dia 27 de maio, às 9 horas, realiza-se a visita guiada (mediante inscrição prévia) às Conheiras, no Sambado, dinamizada pelo arqueólogo Carlos Batata. Às 17 horas, decorrerá a iniciativa “Plogging: Uma caminhada pelo ambiente” (mediante inscrição prévia) que desafia a caminhar e a recolher a maior quantidade de lixo possível numa hora, realizada por equipas de 4 a 8 elementos. Dirigida a crianças, jovens e à comunidade em geral, a concentração de participantes realiza-se no Jardim da Memória. Às 22 horas, o Ateliê Túllio Victorino, em Cernache do Bonjardim, acolhe o Concerto Poético com Miguel Calhaz e Paulo Condessa.

A 28 de maio, o Ateliê Túllio Victorino acolhe a Feira de Saúde e Bem Estar das 9 às 18 horas. Às 9 horas, a Associação Foz Sã dinamiza o percurso pedestre (mediante inscrição prévia) que inclui almoço com peixe do rio na ementa. À tarde, a mesma colectividade dinamiza Canoagem no Rio Zêzere, mediante inscrição prévia (obrigatório saber nadar).

No último fim de semana do festival, a 2 de junho o Auditório José Matias Correia, na sede da União de Freguesias em Cernache do Bonjardim acolhe, às 22 horas, a projeção do documentário “Seaspiracy: Pesca Insustentável”. No dia 3 de junho, decorrerão diversos workshops de culinária “Como se fazem…”: “Cartuchos de Amêndoa”, “Bonecas de Palhais”, “Peixe do Rio: Como filetar peixe” e “Peixe do Rio: como confecionar?”. A inscrição é obrigatória e deverá ser efectuada previamente. Às 22 horas, o Fontanário Libânio Vaz Serra vai ser cenário da Noite de Fados com Francisca Gomes e Filipe Poupino.

No último dia, 4 de junho, o Festival irá terminar em grande com a Festa do Rio. Entre as 9 e as 18 horas, o Jardim do Clube Náutico do Zêzere será o cenário de diversas atividades ao longo de todo o dia: aula de yoga (9h), demonstração de Karaté (10h15), apresentação de azeites engarrafados de marcas do concelho da Sertã (10h30m), Showcooking de Peixe do Rio com o Chef. Rodrigo Castelo (11h), apresentação e degustação de vinhos locais (12h), demonstração de Hip-Hop (16h), finalizando com o Sunset ao som do DJ Quinas a partir das 17 horas. Ao longo de todo o dia haverá também insufláveis e pinturas faciais.

As inscrições nas atividades (que carecem de inscrição prévia) deverão ser feitas através dos contactos 274 809 318, j.f@jf-cernachebonjardim.pt ou presencialmente na sede da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais.