Pesquisar notícia
sábado,
20 jul 2024
PUB
Sertã

Festival de Gastronomia do Maranho com programa recheado de música e cultura

14/07/2022 às 12:30
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã, um evento de gastronomia e atratividade turística da região, irá decorrer de 14 a 17 de julho.
O cartaz conta com destaque para grupos e artistas da região, promovendo desta forma a arte, o saber, a música  e a dança típica da zona. David Carreira e os GNR também irão marcar presença no palco deste festival.
O palco principal será instalado na Alameda Carvalha, junto à Ribeira da Sertã, mas por toda a vila haverá inúmeros pontos de animação, cultura e lazer, com muitas atividades tradicionais e concertos.
Dia 14 de julho, primeiro dia do festival, a animação sai à rua a partir das 16h com grupos locais, na rua Cândido dos Reis. A partir das 17h30 tocam os “Tambores de Casal de Madalena”, um grupo de música popular da povoação de Casal de Madalena, de Cernache de Bonjardim, com uma sonoridade muito típica e tradicional. Às 18h30 dá-se a abertura dos stands e a inauguração oficial do festival, presidida pela Ministra da Coesão Territorial, Ana  Abrunhosa, seguido das atuações da Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense, instituição centenária com sede na vila de Pedrógão Pequeno e das Concertinas da Sertã, grupo com fortes raízes na música tradicional portuguesa, adaptando o seu som ao toque característico das concertinas.
A partir das 21h, atuarão os Marauders e às 22h30, o cantor norte-americano Chuck Wansley, de Pedrógão Pequeno, acompanhado da Orquestra de Jazz do Porto. A partir das 23h30 a animação da noite ficará a cargo dos Dj’s Gonçalo Henriques e Cromos da Noite no palco Dj’s.
Dia 15 de julho, a animação de rua começa às 11h com Vasco Santos, seguindo-se, às 12h00 o showcooking “Senhor Cozinheiro” com o Chef Tiago Antunes no Espaço Freguesias, onde se cozinhará a estrela da região, o Maranho. Mais tarde, às 17h30, a animação caberá à dupla Paloma & Luís, dois jovens músicos da região, que construíram recentemente este projeto musical com sonoridades muito diversas e que atuarão no Largo do Pelourinho. Os stands abrirão às 18h30 e às 19h aturarão o Grupo de Cavaquinhos da Sertã, que integra nas suas fileiras cerca de dezena e meia de tocadores – a grande maioria, seniores – que interpretam grandes clássicos do cancioneiro nacional português e que tem a coordenação do músico Pedro Bargão. Às 20h sobe ao palco o Grupo de Animação Seca Adegas, uma presença já habitual nas festividades da Sertã, de onde é originário, apresentando um repertório centrado na música tradicional portuguesa, seguido da cantora Sónia Costa, às 21h. Às 22h30, sobe ao palco 1 os GNR. 

Sábado, dia 16, começa bem cedo com a corrida e caminhada do Maranho, uma iniciativa que compreende uma prova de atletismo e um passeio pedestre. A organização é da responsabilidade do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal da Sertã (CCD Sertã) e decorre pelas ruas da vila da Sertã, contemplando vários escalões etários.

Às 10h30 teremos a atuação dos Brass Fusion, um agrupamento musical, constituído por músicos da Sertã, que adapta vários êxitos pop-rock com um estilo próprio e muito alegre.
Ao meio-dia o Chef André Ribeiro fará um showcooking que incidirá sobre as tradições gastronómicas com o principal foco das suas propostas no Maranho.
À tarde, às 16h00, tocam os The Memphis Trio, um grupo de músicos britânicos radicados na região, que interpetam músicas do estilo rockabilly.
Às 23h está prevista a atuação do músico David Carreira, no palco 1. A noite termina com as sonoridades dos Dj’s Hugo Rafael e I Love Baile Funk no palco Dj’s.
Domingo, último dia do Festival de Gastronomia do Maranho, os stands abrirão às 10h e a partir das 14h haverá atividades para a família no Jardim da Serrada, onde existirão vários workshops e aprendizagens direcionadas às crianças e à família.
Durante o dia haverá ainda a atuação de vários ranchos folclóricos da região como é o caso do Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno, Rancho Folclórico e Recreativo do Clube Bonjardim, Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache de  Bonjardim. Para a noite, a partir das 21h, atuarão os Nightmare & The Wolfmen Trio no Palco 1, grupo constituído por músicos da Sertã liderado por Rui Martins, que se dedica a revitalizar os pioneiros do rock.
O Festival de Gastronomia do Maranho terminará com um concerto da Orquestra de Sopros da Filarmónica União Sertaginense e o espetáculo piromusical que colocará um fim à programação, às 23h30.
O Festival de Gastronomia do Maranho posiciona-se como um encontro gastronómico e é também um festival de costumes e tradições que pretende dar palco a atividades culturais e familiares, através de demonstrações e workshops desenvolvidos pelas freguesias da região.
Este ano o festival irá decorrer um pouco por toda a vila,  tendo o leque de restaurante e oferta gastronómica sido alargados.  
Ao longo dos quatros dias em que decorre o Festival de Gastronomia do Maranho, o destaque será principalmente este prato típico da Beira Baixa.
O maranho é uma das iguarias típicas da Sertã, é caracterizado como um ensacado fresco. Este consiste na mistura de vários tipos de carnes, especialmente carne de cabra, cuja criação é bastante frequente na região. As carnes são depois apertadas e envolvidas no bucho da cabra, juntamente com arroz, especiarias e hortelã que lhe dá o toque e aroma tão característico.  Um dos segredos da confeção e atributos deste prato é a frescura da hortelã, que se verifica sobretudo nos meses mais quentes e, razão pela qual o festival decorre em julho. Esta planta aromática faz toda a diferença no resultado final deste petisco regional.