Pesquisar notícia
sábado,
20 jul 2024
PUB
Abrantes

Festival das Juventudes regressa ao Parque de S. Lourenço

3/05/2024 às 16:54
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Parque Urbano de S. Lourenço, em Abrantes, volta a receber mais uma edição do Festival das Juventudes que se realiza nos dias 9, 10 e 11 de maio com a Feira da Oferta Formativa onde serão divulgadas todas as oportunidades nas áreas da educação/formação profissional existentes no concelho de Abrantes.

O programa do Festival das Juventudes inclui workshops, demonstrações, atividades diversas e espetáculos musicais com Karetus, Kappa Jotta, Miss Sheila, Funil&Abelhinha, Jet Lazz, Carraço, PlugIn, Jaças, J Sledge e Brix.

O Festival das Juventudes volta a dar palco à final da Chuva de Talentos, projeto das associações de pais e estudantes das Escolas Básicas e Secundárias Dr. Solano de Abreu e Dr. Manuel Fernandes que permite aos estudantes mostrarem os seus talentos nas diversas áreas.

Durante os dias do evento, haverá a Feira da Oferta Formativa onde serão divulgadas as oportunidades nas áreas da educação/formação profissional existentes no concelho. Na Feira da Oferta Formativa estarão representadas várias entidades, nomeadamente: Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes, Agrupamento de Escolas Nº 2 de Abrantes, EPDRA – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes; ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes; Universidade Aberta – Centro Local de Abrantes; Tagusvalley; IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional; GNR – Guarda Nacional Republicana; PSP – Polícia de Segurança Pública; Exército Português; Cruz Vermelha Portuguesa – Abrantes/Tomar; Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Abrantes; CRIA - Centro de Recuperação e Integração de Abrantes; Escola Rural de Energia Sustentável da Endesa; Proteção Civil Municipal e Município de Abrantes; Pousada da Juventude de Abrantes e a Fundação Ajuda em Ação.

O Centro de Recolha Oficial Intermunicipal de Abrantes, Constância e Sardoal (Canil/Gatil) também estará no Festival das Juventudes com a campanha “Adote um animal de estimação” onde irão estar presentes durante os três dias alguns dos animais que estão disponíveis para serem adotados.

Este ano haverá o espaço “Gaming Space”, aberto à participação de todos, onde os visitantes poderão experimentar as últimas novidades do mercado e da indústria gaming como consolas de última geração (PS5, Xbox, Nintendo Switch, Meta Quest 2), óculos de realidade virtual, máquinas Arcade e, ainda, revisitar (ou conhecer) consolas e jogos antigos, alguns com mais de 30 anos de idade.

Karetus (dia 11 de maio), Kappa Jotta (dia 10 de maio) e Miss Sheila (dia 10 de maio) são os cabeças de cartaz de um conjunto de atuações musicais que vão preencher o Festival das Juventudes com artistas nacionais e locais.

Atribuído pela VALNOR, o Festival das Juventudes volta a receber o estatuto de EcoEvento, uma vez que cumpre com todos os critérios estipulados de forma a assegurar a adequada gestão de resíduos produzidos no recinto do evento.

O Festival das Juventudes é uma organização do Município de Abrantes que envolve também as Associações de Estudantes.