Concelhos Festival «Dançarão» leva música e dança «folk» a Ortiga
É um festival de dança ao qual os visitantes vão para dançar. Trata-se de uma iniciativa que acontecerá em vários locais da freguesia de Ortiga, concelho de Mação, de 14 a 16 de julho. E uma das curiosidades deste evento, apresentado esta quinta-feira, assenta no facto de existirem vários locais com atividades e no qual os participantes podem circular entre as atividades.
A organização é da Dançarem, uma associação sediada em Santarém que tem como objetivo levar a dança a todas as pessoas e a todos os lugares.
Esta associação organizou, no ano passado, a 1.ª edição do Festival na Praia de Valada, no Cartaxo. Mas este ano a organização escolheu Ortiga para a realização da 2.ª edição e para, muito possivelmente, fixar neste local o “Dançarão”.
E este é um festival que vai ter vários palcos, vários espaços de atividades e vários tipos de atividades, com uma ideia base que é um festival comunitário que pretende, por isso, envolver-se com a comunidade.
O evento conta com oficinas de dança, durante o dia, e concertos de baile à noite, com bandas nacionais e europeias, nomeadamente uma belga e duas espanholas. Para além da dança também irão acontecer outras atividades como visita ao Lagar, visita ao Núcleo Museológico, passeios pedestres, ioga, atividades para fazerem os participantes sentirem-se em casa.
A Dançarem! destaca os cabeças de cartaz de um evento multidisciplinar onde a dança é elemento nuclear, e que anuncia bailes com Sebastião Antunes & Quadrilha e Folky Bal’Boa, os espanhóis Zaroj e o duo Caamano & Ameixeiras, ou os belgas Laloy le Tron, entre outros, a par de oficinas de yoga, zumba, danças ribatejanas, galegas e bascas, salsa e forró
Mariana Inácio, da Associação Dançarem, vincou que este é um festival para se dançar, aberto a todas as faixas etárias: “É um Festival dos 8 aos 80.”
Com uma expetativa de 2 mil pessoas ao longo dos três dias, a dirigente disse que a pré-venda de bilhetes tem corrido bem e que há bilhetes comprados com origem em vários países, com destaque para Espanha, e até um da Arábia Saudita.
Os habitantes do concelho de Mação podem adquirir entradas com desconto. A aquisição pode ser feita nas juntas das freguesias do concelho de Mação onde é, igualmente, possível fazer a inscrição para participar no Festival com um custo de 5 euros por dia, com acesso a todas as atividades.
As atividades além de ocorrerem à noite na praia, durante o dia irão decorrer na aldeia de modo a dar a conhecer a aldeia.
Albertino Dias, António Louro, Mariana Inácio e Alfredo Santos
A aldeia de Ortiga foi escolhida por ter algumas condições excelentes, que são: natureza, está junto à água e as pessoas podem usufruir da praia, o comboio, que pode levar os festivaleiros a deslocarem-se de uma forma mais sustentável. A beleza natural e o exotismo que esta zona tem faz dela uma zona com muitas potencialidades e é por esse motivo que o Dançarem pretende fixar o Dançarão na Ortiga nos próximos anos.
A apresentação foi feita pelo vice-presidente da Câmara Municipal, António Louro, pela representante da Dançarem, Mariana Inácio, pelo representante da Junta de Freguesia de Ortiga, Albertino Dias e pelo representante da EDP, Alfredo Santos.