Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Abrantes

Feira S. Matias abre portas em dia de chuva com Fórum Empresarial (c/áudio)

9/02/2024 às 21:53
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Abriu portas ao final da tarde desta sexta-feira, dia 9 de fevereiro, mais uma edição da Feira de S. Matias. Evento secular, com registos da sua existência a remontar ao Século XIII, a Feira é a primeira ou das primeiras de cada ano civil e até se diz por cá (Abrantes) que a Feira traz sempre chuva. E este ano essa tradição foi bem visível com um dia com vento e episódios de chuva, por vezes muito forte, o que “bloqueou” a abertura aos divertimentos, ou seja, dos carroceis.

Seja como for, a Feira tem hoje menos fulgor de outros tempos. Os hipermercados e centros comerciais têm de tudo, pelo que as pessoas já não esperam, ansiosamente, pela Feira para fazer as suas compras. Mesmo assim, entre o pão com chouriço, uma fartura, ou nos mais novos os carroceis, a Feira continua a ser um dos pontos de atratividade da região por estes dias.

E este ano à Feira de S. Matias juntou-se o Fórum Empresarial, que decorre ao longo de dois dias, sexta (dia 9) e sábado (dia 10) e que junta numa organização conjunta uma mão-cheia de instituições de Abrantes. Ao Município de Abrantes juntou-se a NERSANT, Associação Comercial e Empresarial, TAGUSVALLEY, TAGUS-RI, Associação de Agricultores e mais 28 empresas do concelho de Abrantes.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes, disse que este ano o Fórum Empresarial está sempre em estudo. Este ano foi escolhido este modelo e “entendemos que encaixa bem na Feira de S. Matias.”

O autarca de Abrantes disse querer aguardar mais umas edições para perceber se este Fórum Empresarial irá ganhar estatuto próprio, mas, neste momento, integra-se na Feira. E indicou outras atividades, na área musical e de animação, como as várias formas de atrair pessoas para a Feira e para tudo o que se passa na Feira.

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

Foto CMA

O presidente da Câmara destacou que este é um certame que não é apenas de Abrantes, “historicamente” tem uma ligação muito forte a toda a região. Mas destacou que a Feira vai-se adaptando aos novos tempos, daí a necessidade de criar outros pontos de atração, como a animação ou até o Fórum Empresarial que junta numa mostra de dois dias 28 empresas.

“Temos vindo a fazer um investimento forte na Feira de S. Matias para voltar a ser o evento marcante de toda a região”, explicou o autarca de Abrantes, antes de percorrer todos os espaços da Feira, fazendo a abertura oficial.

A Feira de S. Matias realiza-se de 9 a 25 de fevereiro, no Aquapolis Sul e com o seguinte horário: de 2.ª a 5.ª feira (14h00 às 22h00); 6.ª feira (14h00 à 01h00); sábado (12h00 à 01h00); e domingo (12h00 às 22h00).
A Feira tem este ano 43 espaços comerciais distribuídos pelas 4 zonas: zona de venda a retalho; zona de equipamentos de diversão; zona de restauração e bebidas; zona de exposições de máquinas agrícolas.

De acordo com o Município estão representados 14 expositores na zona de venda a retalho; 11 instalações venda de produtos alimentares na zona de restauração e bebidas; 16 equipamentos de diversão com destaque para a manutenção da “roda gigante”, há ainda um novo divertimento infantil; e existe ainda a presença de dois expositores de máquinas e equipamentos agrícolas.

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

Na animação, por forma a evocar o Carnaval, está previsto um concerto, dia 12 à noite, com o grupo “À-Part” e na terça-feira, dia 13 de fevereiro, pelas 15h00, uma matiné de Carnaval com o grupo IRS.

Ainda de acordo com o Município as sextas-feiras irão ser dedicadas à valorização das tradições, perspetivando-se a atuação no dia 16 de fevereiro do Grupo de Cantares “Brisa do Tejo” de Rossio ao Sul do Tejo e no dia 23 dos Ranchos Folclóricos de Casais de Revelhos, Tramagal e Pego.

No sábado, dia 17 de fevereiro, pelas 21h30 haverá um espetáculo de magia pelo “Mágico Rivotti” e no domingo, dia 18 de fevereiro, pelas 16h00, animação para as crianças com o espetáculo infantil “Rita Catita”.

No dia 20 de fevereiro, pelas 15h00, está prevista uma tarde de animação para as Instituições Particulares de Solidariedade Social com a atividade a “Menina Dança com IRS”.

No sábado, dia 24, pelas 18h00 há baile com Telmo Falcão, pelas e às 21h30 concerto com o alentejano Miguel Azevedo. A noite vai terminar ao som do DJ Daniel F.

No último dia da feira, 25 de fevereiro, vai atuar na Feira de S. Matias a banda da Sociedade de Instrução Musical Rossiense.