Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
Sardoal

Espaço Cá da Terra assinala 10 anos de existência

5/12/2023 às 12:20
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Cá da Terra, em Sardoal, comemora o seu 10.º aniversário no próximo dia 6 de dezembro, com um conjunto de atividades dirigidas, especialmente, aos produtores presentes no espaço.

O dia começa com uma visita à Home for Creativity na Aldeia de Xisto de Cerdeira. No regresso a Sardoal, terá lugar uma reunião para troca de ideias na Sala Multiusos do Centro Cultural Gil Vicente e, às 18 horas, será inaugurada a Exposição “10 Anos de Cá da Terra” com fotografias desta década e testemunhos em vídeo dos produtores.

Ao abrir portas, o espaço Cá da Terra tornou-se um ponto de encontro entre os produtores locais, a população e os visitantes. Atingiu o objetivo de “ser um local onde se partilham conhecimentos e experiências e onde o convívio e a divulgação das tradições deste concelho assumem o papel principal”.

Dez anos depois, “o balanço é positivo e os objetivos foram alcançados”. O futuro assenta na melhoria, na evolução e no aperfeiçoamento constantes, tendo sempre em mente a preservação e divulgação do património material e imaterial.

Ao longo desta década, foram promovidas diversas iniciativas, entre as quais se destacam Provas Enogastronómicas, “Merendas com Personalidade”, Workshops por produtores locais, “Tardes da Agulha e da Linha”, Cinema ao Ar Livre e Exposições Temáticas ligadas à tradição, à história e à cultura do concelho de Sardoal.

O Cá da Terra afirmou-se como um espaço onde o saber fazer é partilhado entre gerações e que “tem contribuído para reforçar a identidade do concelho de Sardoal, a nível regional e nacional”.

Este projeto é o resultado de uma iniciativa do Município, em parceria com a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento do Ribatejo Interior e com os produtores locais.