Pesquisar notícia
sábado,
25 mai 2024
PUB
Abrantes

Escola dos Quinchosos acolhe Orfeão de Abrantes e Grupo de Teatro «Palha de Abrantes»

14/12/2023 às 09:27
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O edifício da antiga Escola dos Quinchosos, atualmente desocupado, já que as turmas desta escola foram transferidas para a nova Escola Básica Maria de Lourdes Pintasilgo, vai ter nova vida acolhendo a sede de duas associações culturais, para a prossecução dos seus fins estatutários e atividades na área musical e artística.

A Câmara vai ceder ao Orfeão de Abrantes, a título precário e gratuito, 2 salas no rés do chão e uma 1 sala no 1.º piso, todas no edifício principal.

Por outro lado, cede, em iguais condições, 1 sala no 1.º piso no edifício principal e o edifício onde funcionava a cantina, ao Grupo de Teatro Palha de Abrantes.

Na reunião de câmara de 7 de dezembro foram aprovadas, por unanimidade, as respetivas minutas de protocolo a celebrar entre o Município e as duas entidades, formalizando a cedências dos respetivos espaços.

As duas entidades assegurarão os consumos de energia elétrica, água, gás e comunicações e demais encargos de funcionamento e manutenção do edifício, assistência técnica de equipamentos, segurança e limpeza, incluindo das instalações sanitárias.

À margem da reunião do executivo o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, disse que foi uma forma de valorização das associações. “Há duas instituições que desempenham um papel muito importante na cultura do nosso concelho [Orfeão e Grupo de Teatro Palha de Abrantes] e na melhor do que reforçar esse sentimento cedendo património público.” Trata-se de uma escola que ficou devoluta, que precisa de ser utilizada e intervencionada para a sua função futura”, frisou o autarca que acrescentou que o Município pretende criar as melhores condições para os alunos de música e de teatro, dos vários agentes destas associações.

Ainda de acordo com o presidente da Câmara, as duas associações, de acordo com as suas necessidades e disponibilidades financeiras vão agora realizar operações de adaptação das salas às novas funções.

Manuel Jorge Valamatos vincou que o Orfeão de Abrantes estava num edifício com muitas fragilidades, com perigos de estabilidade associados e necessitava de um novo espaço.

O Grupo de Teatro estava na escola das Hortas, em Alferrarede, e como é do conhecimento público naquele edifício vai nascer a nova Unidade de Saúde Familiar (USF) e por esse motivo havia uma necessidade de relocalizar esta associação.

Em relação ao Grupo de Teatro, Manuel Jorge Valamatos, diz que é muito importante que possa regressar à cidade, onde já esteve e saiu por causa da requalificação do edifício Carneiro. Agora regressa e fica perto do novo auditório que vai ser criado no Edifício Carneiro, que deverá ser inaugurado em 2024 como Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Abrantes. E depois fica mais próximo do Cineteatro S. Pedro que está em fase de requalificação.

Quanto à escola das Hortas, terá um investimento superior a 2 Milhões de Euros, “já temos viabilidade e queremos avançar o mais rapidamente possível, mas há prazos para ser cumpridos, e já esta USF já tem validação da tutela.”