Pesquisar notícia
sexta,
20 set 2024
PUB
Tramagal

Escola do Crucifixo com obras para ser Centro de Interpretação da Ribeira de Alcolobre

23/08/2024 às 10:03
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Câmara de Abrantes aprovou a empreitada para remodelar a antiga escola básica do Crucifixo, na freguesia de Tramagal. O objetivo desta obra é a instalação de um Centro de Interpretação da Ribeira de Alcolobre.

O procedimento da empreitada, de cerca de 150 mil euros, foi aprovado em reunião de executivo, e o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, destacou a importância desta intervenção para a vila de Tramagal e para o concelho.

Com este centro “vamos dar um passo significativo na valorização de um património natural, absolutamente extraordinário, que importa preservar e manter.”

O Município de Abrantes pretende adaptar o edifício da antiga escola, que estava devoluto, dotando-o de infraestruturas necessárias para o funcionamento deste novo equipamento turístico e cultural.

De acordo com informação do Município, na altura em que foi feita uma candidatura ao programa Renovação de Aldeias (PDR2020), da Tagus, este Centro de Interpretação na antiga escola primária do Crucifixo será o local de início do futuro percurso pedestre. Nele será possível aceder a conteúdos expositivos e informativos sobre aquele património e todo o trajeto, potenciando a interpretação e valorização do território da vila e freguesia de Tramagal e também da aldeia do Crucifixo. E vai estar associado à Grande Rota 12 E7, Caminho do Tejo.

O preço base da empreitada é de cerca de 150 mil euros

A antiga escola esteve cedida à Junta de Freguesia, através de protocolo, e foi mesmo alvo de uma candidatura a um programa comunitário para a conversão em albergue. Em janeiro de 2022 a Junta de Freguesia de Tramagal desistiu desta candidatura e o edifício voltou à posse do Município.

A ribeira de Alcolobre é considerado um ativo natural e arqueológico e marca o limite entre os concelhos de Abrantes (freguesia de Tramagal) e Constância (freguesia de Santa Margarida da Coutada) e desagua na margem esquerda do rio Tejo. A Direção-Geral do Património Cultural anunciou o arranque do processo de classificação do Sítio Arqueológico de Alcolobre, onde já foi descoberto um forno, umas termas e um balneário romanos, uma necrópole e uma barragem/represa.

Galeria de Imagens