Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Vila de Rei

Equipamentos Culturais receberam milhares de visitantes em 2023

24/01/2024 às 11:02
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Os equipamentos culturais de Vila de Rei registaram, ao longo do ano de 2023, números “bastante positivos” de visitantes, com milhares de pessoas a deslocarem-se aos espaços museológicos de Vila de Rei e à Biblioteca Municipal José Cardoso Pires.

O Museu de Geodesia, localizado no Centro Geodésico de Portugal, conseguiu, inclusive, pelo segundo ano consecutivo, registar o seu melhor período anual de sempre a nível de visitantes, registando 39.722 entradas neste espaço (o anterior recorde tinha sido alcançado no ano de 2022, com 28.286 entradas). Este espaço encontra-se, desde fevereiro de 2022, concessionado à empresa ‘Rosa-dos-Ventos’ e apresenta o ‘Bolo de Chocolate + Feio de Vila de Rei’ com uma das suas principais atrações.

O Museu do Fogo e da Resina registou 2.230 visitantes ao longo do 2023 (o seu quinto melhor ano de sempre), enquanto que o Museu Municipal foi visitado por 1.058 pessoas.

O Posto de Informação de Vila de Rei (que engloba igualmente a Loja de Produtos Endógenos), inaugurado em setembro de 2021, registou 3.858 visitantes, num número bem superior ao registado em 2022, em que foi visitado por 3.079 pessoas. Esta infraestrutura vem assim, ano após ano, afirmando-se “como uma importante referência no panorama turístico e cultural” do concelho.

Os números da Biblioteca Municipal José Cardoso Pires registaram igualmente um aumento bastante significativo de visitantes, com 6.330 utilizadores do espaço no ano de 2023. No ano anterior, o número de entradas havia sido de 3.492.

A vereadora Rosa Martins, responsável pelo pelouro da Cultura, realça que “as infraestruturas culturais de Vila de Rei voltaram a registar números muito positivos, com milhares de pessoas a visitar e a usufruir destes nossos equipamentos. Estes espaços assumem um importante papel enquanto referências culturais e turísticas, reforçando o enorme potencial que Vila de Rei apresenta enquanto destino turístico de excelência”.