Pesquisar notícia
segunda,
08 ago 2022
PUB
Concelhos

Entradas nos equipamentos da Rede de Museus passam a ser pagas

1/04/2022 às 17:29
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

As entradas nos equipamentos da Rede de Museus de Abrantes passam a ser pagas a partir de hoje, dia 1 de abril. Recorde-se que esta decisão foi aprovada pelo executivo municipal em 7 de dezembro de 2021.

O Município avança que o acesso mantém-se gratuito para crianças até aos 12 anos; Grupos escolares em contexto letivo (mediante solicitação prévia); Jornalistas em exercício de funções (mediante a apresentação de carteira profissional); Público com necessidades especiais; Investigadores, conservadores e outros profissionais da museologia ou conservação do património (mediante marcação prévia); Profissionais de turismo com comprovativo de registo no RNAAT e no RNAVT, em exercício de funções e para profissionais acompanhantes de grupos em visitas organizadas (1 por cada 10 visitantes e 1 para cada visitante com necessidade de acompanhamento permanente).

Nos três museus, a entrada também é livre aos domingos; no Dia Internacional dos Museus (18 de maio); no dia da cidade de Abrantes (14 de junho) e nas datas dos aniversários dos respetivos museus: Museu Ibérico de Arqueologia e Arte (8 de dezembro); Panteão dos Almeida (1 de junho) e Museu MDF – Metalúrgica Duarte Ferreira (1 de maio).

Para entrada no recém-inaugurado Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes, o bilhete normal custa 3 euros. Já para o público com idade entre 12 e 18 anos, para maiores de 65 anos e acompanhantes de pessoas com necessidades especiais, o preço é de 2 euros. Há vantagem para o caso de a visita ser realizada em família (1 ou 2 adultos + 2 jovens dos 12 aos 18 anos, do mesmo agregado), pelo que o bilhete custará 8 euros.

Já nas visitas ao Panteão dos Almeida e ao Museu MDF – Metalúrgica Duarte Ferreira, na vila de Tramagal, os preços são os seguintes: Bilhete normal – 2 euros; Maiores de 65 anos e acompanhantes de pessoas com necessidades especiais e jovens dos 12 aos 18 anos – 1 euro; Em família – 5 euros.

Há ainda uma modalidade vantajosa para o visitante que pretenda visitar os três museus no período de 15 dias, nomeadamente: Bilhete normal – 5 euros; maiores de 65 anos e acompanhantes de pessoas com necessidades especiais e jovens dos 12 aos 18 anos – 3 euros; e em família – 10 euros.

O contacto para marcação de visitas de grupo ou outras solicitações prévias é: museusdeabrantes@cm-abrantes.pt