Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
Constância

Emissário de Águas Residuais já está concluído e em funcionamento

22/12/2022 às 15:59
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O emissário que transporta as águas residuais da vila de Constância para a ETARI do Caima onde é efetuado o seu tratamento há mais de 25 anos entrou em funcionamento na segunda-feira.

A empreitada teve início no mês de agosto, e visou solucionar o problema que existia no emissário possibilitando o tratamento adequado dos esgotos domésticos na Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais (ETARI) do Caima, localizada na margem sul rio Tejo.

Sérgio Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Constância explicou à Antena Livre que “há mais de 20 anos que as águas residuais da vila são tratadas na ETARI do Caima e eram levadas através de um emissário que estava assente no leito do rio, preso a estacaria”.

No entanto, essa solução teve alguns rompimentos do tubo ao longo dos anos. “Penso que logo em 2000 ou 2001 foi a primeira vez que o tubo rompeu e foi reparado. Depois disso, voltou a acontecer mais uma vez e chegou-se a 2016/17 o tubo já não oferecia mesmo condições nenhumas. Em 2017, no mandato da presidente Júlia Amorim, o emissário foi completamente substituído. Foi colocada estacaria nova e um tubo novo”, explicou o autarca.

Já no primeiro mandato de Sérgio Oliveira, “o tubo voltou a romper, pelo menos duas vezes” e foi reparado. Só que, como afirmou o presidente da Câmara, “não tinha sentido estar a aplicar ali mais um paliativo”. É que, “cada vez que o caudal do rio tinha alguma instabilidade, o tubo ou soltava-se ou rebentava e tivemos que ir para uma situação definitiva”.

Com um investimento superior a 200 mil euros, “tivemos apoio do Estado Central à volta de 59 mil euros, apoio do Caima de 84 mil euros e o restante foi suportado pelo Orçamento Municipal”.

Esta empreitada implicou “a perfuração dirigida sob o leito do rio, com 20 metros de profundidade por onde passa o tubo, foi feita a ligação na margem norte e na margem sul e o sistema de bombagem é idêntico mas garante-nos uma estabilidade completamente diferente”.

Para Sérgio Oliveira esta é “uma solução estruturante” que veio solucionar um problema que denotava um elevado estado de desgaste na tubagem e que não estava a oferecer as melhores condições de funcionamento e segurança. “Contamos que esta solução dure os próximos 30 ou 40 anos”, espera o autarca.

O novo emissário entrou em funcionamento na passada segunda-feira, 19 de dezembro, mas já tinha sido testado anteriormente. Contudo, “o aumento considerável do caudal do rio na semana passada” levou a um pequeno atraso. “Se o rio sobe muito, como aconteceu na semana passada com o considerável aumento do caudal, o poço de drenagem fica cheio e as bombas têm que ser desligadas. É mesmo um sistema de segurança. Mas foi essa a razão de não ter entrado em funcionamento já na semana passada. Assim que o caudal baixou, e depois de na segunda-feira terem sido feitos uns trabalhos de limpeza junto dos coletores, o emissário foi ligado e está em pleno funcionamento”, explicou Sérgio Oliveira.