Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Mação

Do Bairro dos Pescadores ao Miradouro da Boavista com o Tejo aos pés (C/ ÁUDIO E FOTOS)

25/02/2022 às 16:36
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Rota das Pesqueiras e das Lagoas do Tejo, por entre 1,2 quilómetros de passadiços e de troços de terra batida, foi hoje oficialmente inaugurada.

Esta Rota leva-nos pela margem direita do Rio Tejo, orientado a sul, ligando o Bairro dos Pescadores de Ortiga ao Morro da Boavista. Trata-se de um investimento de mais de 300 mil euros, comparticipado a 85%.

Neste dia de céu cinzento e algum vento a anunciar chuva, as nuvens mantiveram-se altas e permitiram que o circuito fosse feito com temperaturas agradáveis.

Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, disse ser “com alegria e alguma emoção” que via esta obra ser inaugurada, algo que “esteve sempre na minha mente desde que assumi a presidência da Câmara Municipal”.

Devolver o rio à comunidade maçaense e poder mostrar as vivências dos habitantes da freguesia de Ortiga em anos idos é um dos objetivos mas também passa a ser “mais um motivo de atração e promoção do concelho”.

Contudo, disse Vasco Estrela, “estes Passadiços são também uma homenagem a centenas de pessoas de Ortiga e não só que vivem e viveram do rio Tejo e que fizeram deste rio, destas margens, destas pesqueiras, forma de terem o seu sustento e de poderem criar e educar os seus filhos”.

Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), recordou que “este projeto insere-se num outro mais abrangente apresentado pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo” (CIMT) e que foi feito com a solidariedade da Europa, através dos fundos comunitários. Agradeceu ao presidente da Câmara de Mação e ao secretário Executivo da CIMT o facto “de me terem apresentado um projeto tão abrangente e tão interessante, explorando a riqueza natural que este território do Médio Tejo tem”.

Já Miguel Pombeiro, secretário Executivo da CIMT, foi testemunha “da perseverança” de Vasco Estrela para levar a efeito este projeto e destacou “o caráter único do Médio Tejo na questão do património natural”, sublinhando a importância dos rios e das linhas de água existentes.

 

As cerca de 20 pesqueiras de Ortiga têm agora uma nova vida e estão acessíveis a quem passe no circuito dos Passadiços de Ortiga.