Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
Sertã

Digressão da escritora Paulina Chiziane passa pela Biblioteca

18/05/2022 às 15:12
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A escritora moçambicana e Prémio Camões 2021, Paulina Chiziane, vai estar na Sertã na próxima quinta-feira, dia 19 de maio. Esta presença insere-se na digressão que a escritora vai fazer em Portugal e que inclui somente mais três datas em Lisboa, Oeiras e Aveiro.

Durante a tarde, Paulina Chiziane, estará no Agrupamento de Escolas da Sertã para uma sessão com alunos e à noite, a partir das 21h30m, a Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes servirá de cenário a um encontro com a escritora moçambicana e Prémio Camões 2021, seguindo-se uma sessão de autógrafos.

Para Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, a vinda de Paulina Chiziane à Sertã é “motivo de enorme orgulho, não apenas por estarmos na presença de uma das maiores escritoras atuais de língua portuguesa, mas também porque é a última laureada com o importante Prémio Camões”.

Natural de Manjacaze, na província moçambicana de Gaza, onde nasceu a 4 de junho de 1955, Paulina Chiziane passou a infância nos subúrbios da capital Maputo. Depois de aprender a língua portuguesa na escola de uma missão católica, frequentou estudos superiores de Linguística na Universidade Eduardo Mondlane, curso que não chegou a concluir.

Com o seu primeiro livro, Balada de Amor ao Vento (1990), tornou-se a primeira mulher moçambicana a publicar um romance. Em 2003, ganhou o Prémio José Craveirinha, com a obra Niketche – Uma História de Poligamia.

Os livros de Paulina Chiziane encontram-se traduzidos na Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França e Itália.