Pesquisar notícia
sábado,
14 dez 2024
PUB

Sertã Dia Mundial da Oliveira terá dois dias de celebração

25/11/2024 às 12:37
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Município da Sertã e a APROSER – Associação de Produtores do Concelho da Sertã, associam-se à segunda edição da iniciativa “A Árvore do Ouro Líquido”, uma comemoração nacional do Dia Mundial da Oliveira, que acontece amanhã, dia 26 de novembro. Esta comemoração acontece em rede, em todo o país, decorrendo em simultâneo diversos eventos com vista à sensibilização dos consumidores para a importância do património oleícola e olivícola. No concelho da Sertã, as atividades acontecerão em dois dias distintos (26 e 30 de novembro), promovendo a cultura da Oliveira e do Azeite e sensibilizando para a sua preservação que contribui para a sua elevação na cultura e gastronomia portuguesas.

A 26 de novembro (terça-feira), a Casa da Cultura da Sertã, torna-se palco, às 17h45, da mesa redonda “Azeite: Cultura, Tradição e Inovação". Contará com intervenções de Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, Carlos Antunes, da APROSER, Augusto Nogueira, da Pinhal Maior, Fernanda Ramalhos, da Mercearia do Largo, Joana Pereira, da Casa Ti’Augusta/Aldeias de Xisto, e ainda Ana Carrilho, azeitóloga da Herdade do Esporão. A moderação ficará a cargo de Marta Martins, chefe de Unidade de Arquivo e História Local da Câmara Municipal da Sertã.

Segue-se a apresentação do vídeo promocional da atividade olivícola do concelho da Sertã e, por fim, um Showcooking com a presença de Carolina Correia (vencedora do MasterChef Júnior 2024) e do Sr. Cozinheiro, com objetivo de apresentar diversos enquadramentos do azeite na gastronomia local.              

A 30 de novembro, sábado, os eventos de comemoração do Dia Mundial da Oliveira iniciam-se às 14h30 no Lagar de Azeite da Cooperativa Agrícola do Zêzere, em Cernache do Bonjardim. Ali, os participantes irão fazer uma visita ao olival das imediações da cooperativa, caso as condições meteorológicas o permitam, onde será feita a interpretação do estado fenológico da oliveira. Segue-se uma visita aos lagares ali instalados – um tradicional e um mais moderno – onde será feita a interpretação de extração do azeite.

Após o contacto com o processo do lagar, os participantes passarão à fase final e a mais saborosa de todo este ciclo: uma prova e um showcooking. A prova de azeites será realizada com azeites locais, numa prova cega e passível de avaliação. A finalizar, será feito um showcooking com um dos produtos que liga melhor com o azeite: o bacalhau. Aqui, o chef José Júlio Vintém irá preparar uma tibornada de bacalhau e um bacalhau à lagareiro. Estas iguarias serão acompanhas de outros produtos regionais como vinho, pão e queijo. Durante este momento gastronómico serão divulgados os três azeites regionais mais apreciados durante a prova cega.              

Estas duas iniciativas previstas no Dia Mundial da Oliveira são gratuitas, embora ambas necessitem de inscrição, que podem ser feitas através de formulário online:

- Dia 26 (17h45) – Casa da Cultura da Sertã: Mesa Redonda e Showcooking

- Dia 30 (14h30) – Cooperativa Agrícola do Zêzere - Visita ao Lagar, degustação de azeite e Showcooking;

A comemoração do Dia Mundial da Oliveira insere-se na rede nacional de eventos designada “A Árvore do Ouro Líquido”, que decorrem de norte a sul do país, com vista à sensibilização dos consumidores para a importância do património oleícola e olivícola. Integra-se no projeto “Olive4All - Património da Oliveira para o Desenvolvimento Sustentável: Sensibilização da Comunidade para o Património Vivo”, de âmbito europeu, que reúne instituições de ensino superior de Portugal, França e Grécia com o objetivo de estudar o património da cultura da oliveira.

O Dia Mundial da Oliveira foi celebrado pela primeira vez em 2020, pela Conferência Geral da UNESCO, que decretou o dia 26 de novembro como dia de celebração desta efeméride. Símbolo de Paz e de comunhão com a Natureza, a coroa de ramos de oliveira é um dos elementos da bandeira das Nações Unidas, destacando a sua simbologia de paz, longevidade e resistência. Apelidado de ouro líquido, também o azeite partilha a herança ancestral, constituindo a base de tradição culinária e dando sabor a pratos degustados em todo o mundo, em especial na dieta mediterrânica.