Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
Vila de Rei

Curso TESP de Turismo pode ser realidade no concelho

11/06/2023 às 10:12
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O executivo municipal de Vila de Rei aprovou, por unanimidade, a proposta de protocolo de colaboração entre o Município e o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) com vista ao desenvolvimento de atividade académica e de investigação aplicada em Vila de Rei, que se poderá vir a traduzir no desenvolvimento de cursos Técnicos-Superiores Profissionais (TESP) em Vila de Rei.

Na proposta de protocolo é sugerido que as áreas de intervenção assentem em setores onde o concelho de Vila de Rei é já referência e apresenta fortes indícios de crescimento como a hotelaria, o turismo, o ambiente, a energia, a agricultura, a pesca, a floresta, a ação social, entre outras que se venham a revelar de interesse estratégico. A primeira ação que poderá ser desenvolvida será assim a implementação no Concelho do TESP de Turismo.

O protocolo prevê que o IPCB assuma a responsabilidade académica e científica dos cursos e projetos que venham a ser desenvolvidos em Vila de Rei, assim como a gestão de recursos a afetar a cada atividade. Por seu lado, o Município de Vila de Rei irá colocar à disposição recursos humanos e materiais para a realização das atividades, bem como prestar toda a informação relevante e facilitar a relação com as empresas e entidades da região.

A efetivação da implementação do TESP em Vila de Rei está agora dependente da aprovação por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O Presidente do Município de Vila de Rei, Ricardo Aires, destaca que “o desenvolvimento de um curso TESP em Vila de Rei seria de enorme importância na criação de um maior número de recursos humanos qualificados e, com isso, contribuir para o progresso e crescimento da nossa região. A ser aprovado, o curso TESP de Turismo em Vila de Rei iria contribuir para um melhor aproveitamento do potencial turístico no Concelho, com todas as vantagens sociais e económicas inerentes que daí iriam advir para a nossa comunidade.”