Mação CRIA e Chef Francisca Dias lançaram as bolachas "Maçanicas" no arranque da Feira Mostra (c/áudio)
“É uma bolacha que sabe a Mação.” Foi desta forma que a chef Francisca Dias apresentou as bolachas “Maçanicas”, uma bolacha que “criei com base nas minhas receitas com um ‘glass’ que lembra as ‘fofas’ ou ‘cavacas’ de Mação, depois juntei o mel de urze, tomilho e alecrim. A ideia era sentirmos este cheiro de verde horizonte.”
Chef Francisca Dias
Francisca Dias, vencedora de um programa de televisão ligado à cozinha foi desafiada a criar uma bolacha, cujo maior desafio não foi o produto, mas sim a produção. É que quem vai produzir esta bolacha são os utentes, com ajuda dos profissionais, do CRIA de Mação. E a produção é toda feita na instituição, como explicou a Chef na apresentação das “Maçanicas”, na abertura da Feira Mostra de Mação. A ideia era ser arrojada e diferente, para que quem levar a bolacha sinta Mação.
Chef Francisca Dias
Vítor Moura, presidente da direção do CRIA explicou que houve a ideia de criar uma bolacha produzida pela instituição. E da ideia saíram as linhas mestras, uma bolacha “com sabor de CRIA e a Mação.” E depois foi fazer o contacto com a chef Francisca Dias, natural do Pereiro, a quem foi lançado o desafio de criar a bolacha “Maçanica.” A parte mais importante, disse o dirigente, é que a confeção é exclusiva dos “meninos do CRIA”. E depois explicou ainda que o município dá apoio com o registo e patentear a bolacha.
Vítor Moura
A Amarmação, também se associou a este projeto, tanto mais que é mais um produto da terra e a promover o concelho e os seus produtos, nomeadamente o mel de Urze. António Louro referiu que “é um gosto poder ser útil neste projeto, é uma coisa que nos dá muito prazer.”
António Louro
O presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, não adiantou muito sobre a bolacha, mas confessou já estar em vantagem, pois já as tinha provado. “Atesto que têm muita qualidade e sabem a Mação”, revelou o autarca que indicou que o Município colaborou com design, com o registo da patente e com a aquisição de alguns equipamentos necessários à produção.
Vasco Estrela
Antes de falar da bolacha, o presidente da direção do CRIA fez questão de agradecer ao presidente da Câmara de Mação todo o empenhamento que este teve, juntamente com o Município, na criação deste polo da instituição.
Houve muito dinheiro investido, mais de um milhão de euros. Foi dinheiro, afirmou, que o autarca achou que era importante para esta obra social.
Vítor Moura
Vasco estrela, lembrou o momento da assinatura do acordo com o presidente do CRIA, à altura Nelson Carvalho. Faz 7 anos, e o acordo foi assinado com o desconforto de um incêndio que estava a começar no norte do concelho.
“Foi dos momentos que mais gozo me deu”, afirmou Vasco Estrela. “Era o trabalho social, mas também a recuperação de um edifício importante no centro da vila.”
E não esqueceu o trabalho do José Carlos Veríssimo “a quem se deve muito deste projeto”, recordando ainda as discussões com a Segurança Social sobre a localização do CRIA em Mação.
Vasco Estrela fez questão de lembrar a ligação que o Município sempre teve com o CRIA tem dezenas de anos. “Levávamos utentes para Abrantes de braço de abertos.”
Vasco Estrela
As bolachas “Maçanicas” podem ser encontradas no stand do CRIA na Feira Mostra de Mação.