Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Especial Barquinha

Crescimento industrial no centro das acessibilidades

11/06/2022 às 15:25
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Vila Nova da Barquinha tem um Centro de Negócios com uma área total de cerca de 30 hectares com plano de pormenor com 52 lotes de terreno com dimensões variadas.

Este parque fica localizado, paredes meias, com a A23 e com o IC 13, e a uma distância curta da ferrovia (linhas do norte, beira e leste) e, consequentemente, do Terminal Multimodal de Riachos. Ou seja com excelente acessibilidade.

No regulamento está definido quais os tipos de empresas que pode acolher: Indústria transformadora, preferencialmente de elevado nível de
incorporação tecnológica; Transportes; Armazenagem e Logística; Comércio por grosso; Electricidade, Gás e Água; Construção e Obras Públicas; Serviços; e outras consideradas de interesse para o Município.

Os investimentos em curso ou cuja instalação está em andamento com a criação de mais postos de trabalho são a fábrica de colchões Nuvens Vivazes que pretende criar 120 novos postos de trabalho. Esta unidade está a entrar em velocidade cruzeiro de produção e vai, ao que sabemos, ser inaugurada neste mês de junho. Já em fase de laboração está a Energom Lda (estruturas e construções metálicas) com previsão de criação de 300 postos de trabalho até final do ano.

Ainda para 2022 está prevista a abertura de mais três empresas em Vila Nova da Barquinha: JJM Esperança (Metalomecânica) e Metric Argument (Metelomecânica) e CR Nuts (frutos secos).

No global em 2022 o Centro de Negócios de Vila Nova da Barquinha deverá ter ultrapassado a meta de criação de 300 novos postos de trabalho.

Em abril do ano passado o Centro de Negócios era dado como lotado pelo que houve a necessidade de fazer uma ampliação, com a colaboração do Regimento de Engenharia 1, tendo sido criados 13 lotes de 2.900 m2 e 3.600 m2.

E nesta altura a autarquia, que já é proprietária de cerca de 90 hectares de terrenos contíguos à zona industrial está em negociações com alguns proprietários privados para aquisição de mais alguns terrenos. Ou seja, em breve, a autarquia poderá ser detentora de mais de cem hectares de terrenos “encostados” à A23 que poderão vir a ser alvo da realização de um plano de pormenor que permita a criação de mais uma zona para instalação de empresas.

Mas não é só na Zona Industrial que há a criação de empresas e de emprego. No centro da vila, o município criou o Cais – Ninho de Empresas, que tem atualmente 15 empresas com instalação física, em coworking e outras em instalação virtual. Este é um um espaço empresarial dedicado a todos os empreendedores locais de âmbito nacional e internacional. Tem como objetivo a promoção e acompanhamento de projetos e empresas inovadoras, colocando-as num mesmo espaço físico e pondo ao seu dispor um conjunto de serviços e gabinetes, proporcionando a inserção num ambiente empresarial adequado, bem como as condições necessárias ao seu sucesso
Vila Nova da Barquinha acaba por ter uma localização central no meio de um “nó” de acessibilidades. De acordo com Fernando Freire esta localização permite não ter tido uma diminuição de população como outros concelhos da região. O autarca explica: “Esta centralidade, sendo um cruzamento a A13 com a A23, tendo ao lado a ligação rodoviária e a ferroviária é muito competitiva para outras regiões do interior. E digo isto porque até sou natural de Oleiros (distrito Castelo Branco). Dou-lhe um exemplo muito concreto: há dias alguém me perguntou se tinha um pavilhão disponível para uma empresa. E tinha dois pressupostos. Um era junto a uma autoestrada [dois terços dos concelhos ficam logo de fora] e o outro era ser próximo da via férrea. Ou seja, então 2 ou 3% dos municípios que tinham possibilidades de acolher esta empresa, tinham sido afastados. E também tem muito a ver com preços e com mercado. Ou seja, o empresário tenta mitigar os seus esforços em termos de empresa, e tenta esmagar os preços, colocar os produtos junto das áreas de grande densidade populacional. E isto é como o mapa inclinado [tudo o que é perto do mar é belo, tudo o que é interior… ], mas é lutar contra um desequilíbrio estrutural muito grande e é uma luta desigual.”

Fernando Freire, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, adianta que tem um objetivo em mente que é ter, no final deste ano, 300 postos de trabalho criados por empresas instaladas na zona industrial. E revela sobre a instalação de novas empresas que há uma, prestes a iniciar funções no setor dos colchões e “temos outras na metalomecânica, frutos secos, carnes, legumes, no canábis, na cartonagem na carteira. Se conseguir concluir o projeto de instalar todas as empresas e começar a pensar no plano de pormenor para o alargamento da zona industrial, acho que cumpri o que tinha prometido e cumpri a minha missão.

- 300 postos de trabalho em 2022

- 500 postos de trabalho em 2025

- 15 empresas instaladas CAIS – Espaço empresarial

- 15 empresas instaladas Centro de Negócios

Centro de Negócios
Área total: 30 hectares
Área disponível na 1.ª fase: mais de 110 000 m2
Lotes entre cerca de 1.000 e 20.000 m2
Terreno plano e infra-estruturado
Alimentação eléctrica: 20,7; 33 e 50 kVA (extensível)


“Barquinha Mais Investimento” - Incentivos à fixação de empresas
- Isenção de IMT
- Isenção de Derrama
- Isenção de IMI
- Isenção de taxas municipais das operações urbanísticas associadas ao projeto empresarial;
- Condições de acesso a preços reduzidos.
- Via verde na análise de candidatura ao CDN e CAIS, bem como no processo de legalização de projetos empresariais


Empresas instaladas
Change in Motion, Lda.
Charlotte Isabel Branco Weiss
Codigo Luminoso, Apoio à Gestão, Unipessoal, Lda.
Cristina de Deus Santos, Unipessoal, Lda.
CRNuts - Comércio e Indústria de Frutos Secos, Lda.
Dualtejo, Lda.
Energon, Lda.
Espaço Mecânico - Comércio e Manutenção de Equipamentos de Terraplanagem, S.A.
Folium Proprium, Lda.
Golden Sigma - Consulting & Engeneering, Lda.
Gonfersol - Produtos Químicos, Lda.
Indigus, Lda.
J.J.M. Esperança, Lda.
José Neves, Companhia, Lda
LEAD4B - IT Solutions, Lda.
Maike Bispo dos Santos -  Superlúdico
Metric Argument - Centro de Serviços de Metalomecânica, Lda.
Milha Urbana, Lda / YOOB
No Operation, Lda.
Nuvens Vivazes, Unipessoal, Lda.
Ocenfólio, Lda.
Parágrafo Exclusivo, Lda.
PreciseKarbon, Lda.
Procurement Concept Consulting, Lda.
ROOT4IT, LDA
Tugafire / Camionantunes - Comércio de Viaturas, Lda.
Vegigreen, Lda.
ViviFoods, Lda.
WeldPro, Lda.
Wiisecure - Tecnologias de Segurança, Lda.