Pesquisar notícia
quarta,
01 dez 2021
PUB
Concelhos

Constância: O macaco é a Peça do mês no museu

4/10/2021 às 11:46
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O macaco é a Peça do mês em destaque, neste mês de outubro, no Museu dos Rios e das Artes Marítimas, em Constância.

A ferramenta que agora se destaca – macaco – é uma peça retangular em madeira e ferro com manivela e rosca utilizada para levantar grandes pesos.

Para funcionar, colocava-se o macaco na posição vertical, engatando-se a haste lateral numa área do objeto a ser levantado. Também podia ser utilizado colocando-se o macaco debaixo da carga a ser levantada. Feito isso, bastava girar a manivela no sentido dos ponteiros do relógio, a qual expandiria a haste e muito lentamente, demorando cerca de um minuto para levantar a carga a 18 centímetros. No caso de Constância, o macaco era utilizado pelos calafates, nos estaleiros dos rios Tejo e Zêzere para levantar e colocar de lado as embarcações durante o processo de construção ou reparação.

Este macaco que agora se destaca na rubrica Peça do mês, é uma peça do início do século XX, e foi adquirida para o Museu em 2002.

O mês de outubro assinala a décima edição desta iniciativa do Museu dos Rios e das Artes Marítimas, a qual tem como objetivo divulgar e preservar diversos elementos patrimoniais do concelho de Constância.

A Peça do mês está exposta numa das salas do museu, onde pode ser apreciada e a sua divulgação é efetuada através das páginas de Facebook do Museu dos Rios e das Artes Marítimas e do Município de Constância.