Pesquisar notícia
sexta,
18 out 2024
PUB
Concelhos

Constância: Concurso Literário Alexandre O’Neill com novas normas para atrair público escolar

7/04/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Em reunião do Executivo camarário de Constância, realizada esta quinta-feira, 6 de abril, foram aprovadas, por unanimidade, as normas do IV Concurso Literário Alexandre O’Neill que está a decorrer até dia 31 de julho.

O vereador com o pelouro da Educação, Daniel Martins, informou que na edição deste ano houve algumas alterações pois, como observou, “esta é a quarta edição e estamos a aproximarmo-nos da perfeição. E as alterações são feitas numa perspetiva de melhoria e de conseguirmos atrair mais gente, principalmente do concelho”.

O concurso destina-se a divulgar trabalhos de poesia e contos inéditos dos alunos do ensino básico e secundário e da comunidade leitora em geral. Desta forma os participantes serão divididos em cinco escalões: 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo, Ensino Secundário e da comunidade leitora, com idade igual ou superior a 18 anos, sendo o valor do prémio, 1000 euros, repartido de forma diferente pelos cinco escalões.

No entanto, não tem sido fácil cativar a comunidade escolar para esta iniciativa pois, como explicou Daniel Martins, “tivemos muito poucas inscrições de público escolar nas últimas edições”. Face a esta situação, “reunimos com o Agrupamento de Escolas, mais propriamente com os professores de português, no sentido de percebermos como é que podíamos envolver mais os alunos. Porque é para eles que isto faz mais sentido”. E alguns dos problemas foram diagnosticados, como a carga bastante elevada de conteúdos programáticos nalguns ciclos que “não permite aos professores trabalharem muito a questão da criação poética”. Por outro lado, “os temas que nós temos selecionado têm sido muito centrados em Constância ou em Alexandre O’Neill e aqui a criatividade fica, de alguma forma, condicionada”. “Tentámos agora dar-lhe um título mais abrangente, mais focado na amizade, onde podem pegar e transformar e vai permitir-lhes fazer trabalhos individuais e também em grupo, no máximo de quatro elementos”, acrescentou o vereador.

Os trabalhos serão avaliados por um júri constituído por um representante do Agrupamento de Escolas, um representante da Câmara Municipal e um representante da Associação Casa-Memória de Camões, que irá ter em conta os seguintes critérios: adequação ao tema, riqueza e pertinência do título, originalidade e criatividade, densidade e riqueza lexical, correção frásica e da grafia e utilização de recursos estilísticos. As normas de participação do Concurso Literário Alexandre O´Neill estão disponíveis ao público na Biblioteca Municipal e Bibliotecas Escolares do concelho e ainda nos portais do Município e da Rede de Bibliotecas.