Pesquisar notícia
segunda,
06 mai 2024
PUB
Concelhos

Constância: Biblioteca Municipal celebra 25 anos

3/04/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Na próxima quinta-feira, 4 de abril, a Biblioteca Municipal de Constância comemora 25 anos de funcionamento no atual edifício, efeméride que será assinalada com um conjunto de iniciativas culturais.

O período da manhã será dedicado aos mais jovens que poderão assistir à iniciativa 25 Poemas para Ajudar a Crescer, leituras dramatizadas por João Morales.

A partir das 15h00, o evento será aberto ao público em geral e englobará a iniciativa “Antes e Depois”, percurso pelo passado e pelo presente da BMAO, incluindo uma visita aos espaços mais secretos da Biblioteca.

Às 15h30 decorre a apresentação da 6ª Edição do Concurso Literário Alexandre O’Neill, às 16h00 a exibição do Filme Comemorativo dos 25 Anos de idade “Parabéns BMAO: 1994/2019”, terminando com um bolo de aniversário.

Recorde-se que a Biblioteca Municipal de Constância, atual Biblioteca Municipal Alexandre O'Neill, foi inaugurada a 4 de abril de 1994, passando a integrar a Rede Nacional de Leitura Pública

O edifício da Biblioteca Municipal Alexandre O'Neill é o resultado da transformação da antiga escola primária e, anos mais tarde, Paços do Concelho.

Antes de passar para o edifício atual, a biblioteca já existia há quatro anos noutro edifício, mas era um espaço muito reduzido, de acesso pouco funcional e cujas instalações já não comportavam nem o volume das obras adquiridas, nem a afluência dos seus utilizadores. Assim, foi necessário encontrar uma solução para o seu desenvolvimento, sendo transferida para o local onde atualmente se encontra, refere o Município em nota de imprensa.

O edifício foi construído em 1912-17 para ser escola de ambos os sexos e habitação das professoras. Durante 70 anos este edifício cumpriu as funções para que foi construído. Nos finais dos anos 80 passou a servir provisoriamente de Paços do Concelho. Após ser remodelado no seu interior, em 1994 passa para acolher a Biblioteca Municipal.

Este é um dos edifícios mais significativos do património construído do concelho, herança da I República, símbolo da instrução e da cultura, casa que conheceu várias funções, todas elas de relevante interesse público, lê-se.