Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Constância

Constância: 10 de junho sem Pomonas Camonianas, assinalado com cerimónias simbólicas

24/05/2021 às 17:03
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Cerimónia de 2020

Face à atual situação de pandemia de Covid-19, ainda não é em 2021 que regressam as Pomonas Camonianas a Constância. No entanto, o 10 de junho voltará a ser comemorado no concelho com a habitual homenagem a Camões.

Sérgio Oliveira, presidente da Câmara Municipal, contou à Antena Livre que “fruto da situação que o país ainda atravessa, e com os números a aumentar nos últimos dias, não é possível fazer o 10 de junho como era feito em Constância, com as Pomonas Camonianas, com o Mercado Quinhentista e com toda a envolvência da comunidade escolar”.

No entanto, o Município não vai deixar de assinalar “a data que é tão importante para o concelho”.

A habitual deposição da coroa de flores no monumento a Camões vai ser uma cerimónia simbólica, à semelhança do que já aconteceu no ano passado. Também a Casa-Memória de Camões se associa ao evento com uma Tertúlia de Poesia e alguns alunos da escola estarão vestidos com trajes à época e irão declamar poesia junto do monumento ao poeta.

Das atividades do dia conta ainda a inauguração do Monumento aos Combatentes, “que foi adiada devido às condições climatéricas que se fizeram sentir no dia 25 de abril”.

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas vai então “ser um dia preenchido com um conjunto de atividades e iniciativas para lembrar o dia e para reafirmar a ligação íntima que Constância tem com Camões e com a cultura”, afirmou Sérgio Oliveira.

As cerimónias serão restritas mas os munícipes “têm a possibilidade de assistir em direto pelas redes sociais do Município”.

A nível desportivo, vai também acontecer nas 24 horas do próximo dia 10 de junho uma prova de Orientação Geocaching, organizada pela Câmara Municipal de Constância, através do Gabinete de Juventude e Animação Desportiva.

Face à atual situação de pandemia, e na impossibilidade de realização da tradicional Orientação Noturna, decidiu o município dinamizar uma Orientação Geocaching, uma iniciativa que nos remete para uma «Caça ao Tesouro dos Tempos Modernos».

A Orientação Geocaching realiza-se ao longo das vinte e quatro horas do dia 10 de junho, tendo um percurso que decorrerá pela área do concelho de Constância e concelhos limítrofes.